TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA ESCOLA

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 7

O PAPEL DO PEDAGOGO

OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina: Gestão de Pessoas Gestão Educacional e Avaliação Institucional Seminário Interdisciplinar VIII Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Projeto de Ensino em Educação

Prof. Monica Maria Silva Vilze Vidotte Costa Juliana Bicalho de Carvalho Barrios Natália Gomes dos Santos

Votorantim

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 1

3 CONCLUSÃO 1

4 REFERÊNCIAS 1

INTRODUÇÃO

A complexidade que se encontra em diversos setores da sociedade é a falta de trabalho em equipe e sabemos que não é possível acontecer de forma satisfatória e com resultados eficientes o desenvolvimento integral do aluno sem envolver todos os participantes deste processo, dentro e fora da escola, trata-se também de busca por conhecimento e embasamento legal, pois assim este caminho torna-se mais produtivo e dá o empoderamento necessário aos envolvidos na resolução das problemáticas apresentadas no decorrer do processo.

Fatores como falta de profissionais qualificados e unidos , espaço físico adequado,e uma gestão democrática efetiva também influenciam num aprendizado de qualidade. O envolvimento das famílias ou mesmo a falta de participação das mesmas também apresenta relevância na eficácia da educação.

Devido a essa problemática, busca-se constantemente encontrar meios eficientes para que a educação do individuo como ser em desenvolvimento integral aconteça de fato.

A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos desafios enfrentados pelo pedagogo nos diversos setores da educação assim como os benefícios de uma participação efetiva de todos os envolvidos para uma educação de qualidade na qual o aluno seja protagonista.

Contudo, para tanto, também será necessário responder as questões norteadoras deste trabalho para um melhor entendimento sobre o assunto.

DESENVOLVIMENTO

1 PAPEL DO PEDAGOGO, QUANDO NOVOS PROFISSIONAIS: PEDAGOGOS,

PROFESSORES OU OUTROS; POR MEIO DE “CONTRATAÇÃO”, APÓS SEREM APROVADOS EM CONCURSO, PASSAM A INTEGRAR O QUADRO DE PROFISSIONAIS NA ESCOLA.

Já não é mais novidade que o perfil do educador contemporâneo consiste em ter formação sólida e de qualidade, teoricamente fundamentada, que dê sustentação à sua prática e que também deve ser pesquisador e reflexivo é ele quem organiza situações de aprendizagem adequadas as diferentes condições e competências, oferecendo assim oportunidades de desenvolvimento pleno para todos os alunos ele entende que existe uma sensibilidade ao ensinar e que a relação ensino-aprendizagem ultrapassa os conteúdos estabelecidos e transpassa o ensinar tudo a todos da mesma forma.

A busca por qualificação dos professores é precedida pela reflexão do papel que estes profissionais desempenham na educação atual e que além de competência exige rigorosidade em transpor as barreiras de sua formação inicial e tornar-se um professor em constante evolução como pessoa e profissional, articulador de relações contemporânea que auxiliem na validação e reconhecimento da heterogenia encontrada nas salas de aula.

No sentido de legitimar estas relações, faz-se importante ressaltar a a necessidade de acolhimento por parte dos professores que já atuam na unidade escolar destes profissionais que estão entrando complexidade desta estrutura educacional. O modelo escolar sofre influências de uma sociedade modificada com o decorrer dos tempos e com novos desafios apresentados atualmente. A circulação da informação, as estruturas familiares, as ofertas de trabalho, as inovações tecnológicas carregam significados diversos que agem no ambiente educativo causando consequência diretas.

Cabe ao pedagogo da unidade mostrar que os caminhos são difíceis mas não impossíveis de serem percorridos e que a recompensa de ver as conquistas faz valer a pena ,na mesma linhagem ele procurará criar meios de interação entre os profissionais para que todos se sintam bem no ambiente que de certa forma se ttransforma em seu segundo lar.

Cabe a este também mostrar suas praticas assertivas e expor suas experiências com clareza e humildade contudo algumas barreiras educacionais e de cunho social fazem com que esse processo nem sempre ocorra harmonicamente pois cada pessoa pensa de forma diferente da outra e o respeito as diferenças ainda não é algo que faz parte de nossa sociedade.

O pedagogo desempenha por diversas vezes vários papéis dentro da escola mas acredito ser seu papel mais importante a mediação .

2 QUAL DEVE SER A ATITUDE DO PEDAGOGO ATUANTE NA GESTÃO, DIANTE DAS “RELAÇÕES DE PODER” E “RESISTÊNCIAS”, PRESENTES NA ESCOLA?

O papel do pedagogo atuante na gestão tem como base a articulação do processo ensino e aprendizagem.

Este papel gera as vezes certo desconforto por parte dos envolvidos pois nem todos estão abertos ao diálogo e cooperação para que a organização escolar não seja prejudicada por esses desconfortos é preciso que o pedagogo tenha bem claro o seu papel e que tenha também uma formação de qualidade

A escola deve ser tida como uma instituição democrática istoé com base na participação de todos e por isso deve repensar muitas de suas práticas para que haja renovação dos valores e ter ações significativas para melhoria do trabalho educativo a ligação da gestão com os demais funcionários reflete diretamente no perfil da escola por isso devem estar unidos.

Não há como negar que haverá resistencia quanto as relações de gestão ,são barreiras a muito inseridas pela natureza competitiva do ser humano ,e mesmo que a legislação ampare uma gestão descentralizada é algo nitidamente cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com