TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSUNTO: TEORIAS ADMINISTRATIVAS/ PRINCÍPIOS DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  11/6/2019  •  Abstract  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

NSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Disciplina: Gestão Organizacional

Docente: Lycia Nascimento Rabelo Moreira

ATIVIDADE DE REVISÃO

ASSUNTO: TEORIAS ADMINISTRATIVAS/ PRINCÍPIOS DAS ORGANIZAÇÕES

Questão 01 – Com base nas teorias administrativas cite quais foram as principais contribuições (ou características) das seguintes teorias: Administração científica (Taylor), Teoria Clássica (Fayol), Teoria Humanística (Elton Mayo).

Administração científica: A Administração Científica tinha o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

Teoria clássica: Trouxe a ênfase na estrutura organizacional pela visão do homem econômico, busca da máxima eficiência e o olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção).

Teoria humanística: Há uma atenção maior com a natureza do homem. Percebe-se que as características pessoais da cada um influenciam no ambiente de trabalho. Qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que o mesmo tenha a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que esses desempenhem suas funções com motivação e qualidade.

Questão 02 – A teoria humanística, focando no trabalhador como principal componente para aumentar a eficiência das organizações, resolveu todas as lacunas deixadas pela Administração Clássica. Com o advento desta teoria, a busca pelo aumento da produtividade poderia ser resolvida em todos os aspectos. Pergunta-se: Essa afirmação é FALSA ou VERDADEIRA? Justifique sua resposta.

Falsa. Mesmo que o rendimento no trabalho esteja ligado à motivação, este fator não é o único a ser levado em conta, portanto, não existe um modo de resolver o aumento da produtividade em todos os aspectos.

Questão 03 – A teoria dos sistemas teve origem nos estudos do biólogo Ludwig von Bertalanffy. Explique como a teoria proposta pelo biólogo para o estudo do corpo humano e das ciências da natureza influenciou no estudo das organizações.

Segundo o biólogo, os setores de uma empresa são análogos a um organismo que caso um não funcione bem, pode comprometer os outros. Para alcançar determinado objetivo, todas as partes do sistema organizacional de uma empresa precisam de um bom desempenho pois há uma forte relação de dependência entre os setores.

Questão 4 – Atualmente, uma consequência prática das ideias elencadas pela Teoria Contingencial trata-se da tendência de organizações estruturadas em rede. Explique a relação existente entre essas organizações a as características da teoria contingencial e cite um exemplo (faça uma pesquisa) de alguma organização real configurada em rede.

Na teoria contingencial a as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente.

Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.

A teoria contingencial apresenta os seguintes aspectos básicos:

1. A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.

2. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.

3. As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

Questão 5 – A teoria Burocrática surgiu como estratégia para resolver o problema gerado pelo patrimonialismo instaurado nas sociedades no fim do século XIX. Com base nisso, responda:

a) Como essa teoria influencia nas sociedades nos dias atuais. Cite exemplos.

Em instituições de serviços públicos como a unidades de saúde, se faz necessária uma administração imparcial, onde a preocupação é apenas seguir regras, pois usam recursos do governo.

b) A teoria burocrática de Max Weber apresenta como uma de suas principais características a excessiva formalização e consequente lentidão nos processos decisórios. Pergunta-se: Essa afirmação é FALSA ou VERDADEIRA? Justifique sua resposta.

Verdadeira. Os recursos são impessoais e de ordem pública. As decisões precisam seguir regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com