TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: AULA O1 – O QUE É POLÍTICA?

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        [pic 1][pic 2][pic 3]

                        UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB                 

                  UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC VIRTUAL

                  DISCIPLINA: CIÊNCIA E POLÍTICA

                  PROFESSORA: CAMILLE COELHO MUNIZ

                  ALUNA: JAINE CANDIDO VIEIRA DIAS

                ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: AULA O1 – O QUE É POLÍTICA?

                                             ORÓS – CE

                                                  2017

Com base no artigo “A eficácia das ideias em mudanças institucionais”.

*Qual a orientação política predominante é explicitada a nível internacional e a sua repercussão a nível nacional?

*Que organizações brasileiras podem ser identificadas?

*Qual o efeito sobre estas organizações resultante da orientação política identificada como predominante?

* O confronto entre ideias keynesianas e neoliberais estabelece uma espécie de pano de fundo sobre o qual se desenrola a trama das mudanças institucionais e funcionais da autoridade monetária. Na história dos bancos centrais anterior ao advento do keynesianismo como “paradigma político” dominante, a função praticamente exclusiva dessas instituições era assegurar a convertibilidade da moeda em ouro, o que era possível com a simples administração das taxas de juros de curto prazo. Assim, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, a simplicidade de suas funções garantia aos bancos centrais um elevado grau de autonomia em relação aos governos de turno, fato que se alterou com a eclosão da Primeira Grande Guerra. A partir de então, entrou em crise o sistema monetário internacional fundado no padrão-ouro, sendo que os bancos centrais passaram a ser cada vez mais solicitados a financiarem os déficits do Tesouro. Esse processo de “politização da moeda” atingiu o status de sabedoria convencional na gestão da política monetária com a afirmação das ideias keynesianas.

* O relacionamento financeiro entre o Banco Central e o Banco do Brasil ocorria sobretudo por meio da “conta-movimento” do Banco do Brasil, instrumento concebido em 1965 para viabilizar o desempenho das funções de banco central a cargo desta instituição, mas que acabou transformando-se, até sua extinção duas décadas depois, numa fonte automática de recursos para as políticas dos governos militares.

* Mesmo tendo em vista as variações de significado da noção de “independência” dos bancos centrais (RUA, 1997), é bastante evidente, de acordo com as informações sistematizadas por Novelli, que durante os governos militares o Banco Central do Brasil era uma instituição com um reduzidíssimo grau de autonomia e com sérias limitações em seu papel de autoridade monetária. Novelli reconhece que para “identificar a influência das ideias na política é preciso relacionar interesses, instituições e idéias” (p. 37). No entanto, seja pela natureza mesma de seu objeto especifico de estudos (uma instituição estatal), seja pela influência do referencial analítico ao qual recorre (neoinstitucionalismo), o estudo acaba iluminando mais diretamente as mudanças, digamos, organizacionais do Banco Central, enquanto as “ideias econômicas”, genericamente consideradas, aparecem como uma espécie de “pano de fundo” do cenário que abriga a trama institucional. Ademais, uma densa bruma permanece sobre a dimensão dos interesses dos grupos e classes sociais na sua relação com as ideias e as instituições no processo político. Independentemente desses limites, que são em larga medida decorrentes das carências das teorias contemporâneas sobre o Estado, o estudo de Novelli representa uma contribuição efetiva da Ciência Política para o esclarecimento de questões vitais no debate sobre a política econômica estatal no Brasil da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com