TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM. DE RECURSOS HUMANOS NOVEMBRO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.540 Palavras (19 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

MANAUS – AM

2014

[pic 2]

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ALAOR FRAZÃO DE AZEVEDO FILHO        RA: 8511856730

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Administração de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – UNIDERP, do 6º semestre, orientado pela Profª Ma. Irma Macário e sob tutor presencial da Prof. Ligiane Correa de Sousa .

MANAUS – AM

2014

SUMÁRIO

Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  4

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

O Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas. . . . . . . 6

Recrutamento e Seleção de Pessoas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Histórico da Empresa Escolhida pela Equipe. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Programa de Incentivo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11

  • Escopo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12
  • Plano de Análise de Recrutamento, seleção e Avaliação de Colaboradores. . . .12
  • Plano de Ação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13

Relação entre Empregado e Empregador. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ... 13

Higiene e Segurança no Trabalho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .14

Considerações Finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17

Referências Bibliográficas .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18

INTRODUÇÃO

No atual conjuntura globalizada a moderna gestão de recursos humanos é assegurar que a organização possa atingir seus objetivos pela utilização adequada da força de trabalho. Para tanto, as organizações necessitam não somente de pessoal qualificado, mas também de sistemas eficientes e eficazes e de recursos financeiros. O desenvolvimento institucional requer não só que a pessoa certa esteja no lugar certo no momento certo, mas também que a organização possua um ambiente de trabalho compatível com os seus sistemas operacionais e disponibilidade de recursos financeiros adequados.

Além de recursos humanos, a organização precisa de sistemas como computadores e sistemas de gestão financeira, transporte para chegar até o cliente, remédios para os hospitais, livros para as escolas, etc. Os gestores têm que manter um equilíbrio harmônico entre os recursos e os fatores de produção.

Os objetivos da ARH devem ser coerentes com os objetivos globais da organização. A finalidade do processo de formulação de objetivos é direcionar as atividades de ARH em ambientes usualmente turbulentos, de forma que, tanto as necessidades da organização quanto as necessidades individuais e coletivas de seus empregados possam ser satisfeitas através da implementação de políticas e práticas compreensíveis e eficazes.

A finalidade deste trabalho é compreender o conceito da Administração de Recursos Humanos, como cada setor dentro das organizações se comportam e se mantém para que possam alcançar objetivos pessoais e organizacionais. A Gestão de Pessoas estuda as características de um novo perfil que vem se modificando ao longo dos tempos com as novas tendências da Administração de Recursos Humanos, fazendo o diferencial na qualidade e competitividade das organizações.

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A Gestão de pessoas é imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Gestão de Pessoas é entendida, em um modo geral, como a união de métodos, habilidades, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de gerenciar, de maneira adequada aos interesses das organizações, os comportamentos internos do capital humano (funcionário ou colaboradores) no intuito de potencializar os trabalhos realizados por estes.

Na prática a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos.

A gestão de pessoas deve oferecer ferramentas que permitam à pessoa desenvolver-se por si mesma para entregar o que lhe é demandado pela organização ou pelo ambiente profissional. Entretanto, uma característica predominante na gestão de pessoas atualmente é a mudança. Antes que o gerente de uma empresa obtenha apoio para programar as mudanças, eles precisam entender por que as pessoas resistem a elas. As pessoas resistem às mudanças por razões que acreditam ser importantes, e a mais comum é o medo de um resultado desfavorável.

As organizações mudam constantemente devido ao mercado exigente, visão estratégica, e com isso o papel da Gestão é muito importante, porque através de processos conseguem fazer com que as pessoas das organizações sejam grande aliadas para cuidar das equipes, tomar decisões, executar ações, cumprir metas, alcançando resultados almejados e conquistando-os com maior assertividade.

O PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNO E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.

O clássico filme Tempos Modernos, mostra exatamente como no passado, o homem era empregado nas empresas. O trabalho humano era explorado o máximo possível.  A resistência física e a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial. O capitalismo sabia que as pessoas precisavam do emprego, por isso exploravam o seu trabalho e não lhes davam nenhum beneficio. Mas pelo contrario exigia do empregado um trabalho além de suas capacidades. Com o passar do tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (247 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com