TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps adm recursos humanos

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

O entendimento da palavra ética está relacionado a diversos modelos de comportamentos que orientam a sociedade da forma correta de agir, tem como objetivo direcionar as relações sobre os procedimentos e regras que são corretas de acordo com padrões universais. A ética está relacionada com o estudo dos modos do homem de forma racional e cientifica.

No contexto empresarial chamamos de Ética Organizacional os modelos de procedimentos que devem ser seguidos no ambiente das empresas, tanto interno quanto externo. A ética organizacional ou empresarial também delega atribuições àqueles que fazem parte da organização, entre elas: o respeito com clientes externos, funcionários, fornecedores, concorrentes e com a sociedade de forma geral. Muitas vezes existe o código de ética interno dentro das empresas, este é elaborado para ajudar no aprendizado do que deve ser seguido e do que não deve. Em outras palavras é um “manual” de orientação. E aqueles que desrespeitam são convocados para dar explicação, se persistir sofrem punições. Alguns aspectos definem o que prejudica a ética empresarial, como conluio, subornos, propinas, fraudes em licitações, falsificações em balanços patrimoniais, chantagens econômicas em exportações e inverdades em fiscalizações. A ética empresarial caminha junto com a Responsabilidade Social das empresas, porque acredita que as organizações devem seguir etapas em cumprir leis, seguir padrões de conduta honesta, passar o melhor para os interessados e devolver a sociedade o que consegui com a mesma. Se esses objetivos forem alcançados existe responsabilidade voltada ao social.

Dentro do conjunto das profissões, cada classe possui um código de ética que determina o que deve ser aplicado nos procedimentos profissionais. Essas normas éticas são geralmente publicadas pelos Conselhos Regionais de cada classe e no caso da advocacia pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ética profissional se alinha com a ética organizacional, porque os profissionais estão dentro das organizações e quando se trata das funções muitas vezes origina polêmica. Como exemplo temos o caso dos advogados, em muitas situações este tipo de profissional tem que defender clientes que causaram algum mal para sociedade, matou, roubou ou lesou. Eis o ponto de debate, defender um individuo que cometeu tais crimes isso é ético ? A resposta gera muitas controvérsias porque remonta a diversões opiniões.

A ética organizacional segundo estudiosos está cada dia se afastando das empresas, porque os indivíduos praticam ações sem se preocupar com os outros que estão ao seu redor. Agir de forma ignorante, não se relacionar com os colegas de trabalho, atender mal os clientes externos, praticar ações que atinjam os colegas, tudo isso é ter falta de ética. Segundo os princípios éticos o mais importante é antes de agir com próximo reflita se aquilo pode e ofendê-lo.

As palavras moral e ética muitas vezes são confundidas por difundirem conceitos quase semelhantes. Mas, existe um a pequena diferença entre as duas, visto que a Ética é fundamentada nos conceitos universais e científicos, e é área da Filosofia que estuda a moral. A moral se baseia em um conjunto de costumes adotados por a cultura de uma sociedade. Por exemplo, se encontrarmos uma pessoa de nossa cultura caminhando despido, imediatamente lhe chamamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com