TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Anhanguera Economia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a situação da Indústria de bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque, uma referência no mercado de bebidas alcoólicas, que passa por uma mudança no modelo de gestão, após a decisão do Diretor geral da Indústria Dr. João em se aposentar.

O principal problema encontrado foi a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da indústria. Entretanto, Dr. João prefere que essa responsabilidade seja passada para seus filhos, Paulo e Iran que, até então, assumiam funções na empresa sob orientação do pai.

Embora dedicados à empresa, Paulo e Iran sempre trabalharam de acordo com os comandos de Dr. João, que de certa forma se acomodaram e não se qualificaram profissionalmente para que no futuro, pudessem assumir a diretoria da empresa. As mudanças nos cenários do mercado e de negócios são cada vez mais constantes e por isso há a exigência do conhecimento e especialização. Em meio a esse cenário, as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas para conseguirem se manter em seus respectivos segmentos de negócio sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

SUCESSÃO FAMILIAR DE EMPRESAS

Dentre os vários riscos que se defronta uma empresa familiar ao longo de sua existência, o processo de sucessão é um dos maiores e mais fatais. Esse processo pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto na parte financeira dos negócios quanto no lado emocional.

De acordo com o consultor empresarial Domingos Ricca, a melhor forma de assegurar a perpetuação de um negócio é um bom planejamento sucessório. E para que a sucessão ocorra de forma eficaz é preciso esse planejamento, pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa, sendo necessário o envolvimento de todos, o sucedido, o sucessor, a família e a própria empresa também.

Portanto, o Dr. João deverá antes de sua aposentadoria, dar um maior suporte junto com a consultoria externa, para facilitar a escolha de um futuro sucessor para a empresa e dos demais setores. Obviamente, o futuro sucessor deverá ter o mesmo foco e prioridade para continuidade de atuação e desenvolvimento da empresa visto ao fato de que os mesmos já apresentam o conhecimento dos setores em geral mas devem buscar aprimoramento e capacitação profissional.

Para o embasamento sobre de que forma organizar e estruturar essa nova gestão utilizou-se principalmente pesquisas de textos, entrevistas e vídeos de consultores e de empresas que já passaram por esse mesmo processo.

Logo após essa primeira análise simples foi realizado uma pesquisa e entrevista individual, onde captamos as competências, habilidades e deficiências dos possíveis sucessores e levantamos os dados para uma avaliação mais precisa. Através disso, foi feito a análise das deficiências e habilidades dos possíveis futuros gestores.

Segue tabela abaixo:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

PAULO

IRAN

1

Planejamento e Organização

X

X

2

Julgamento

X

-

3

Comunicação Oral

-

X

4

Comunicação escrita

X

X

5

Persuasão

-

-

6

Percepção Auditiva

X

-

7

Motivação

X

X

8

Impacto

X

-

9

Energia

X

X

10

Liderança

-

X

11

Visão holística da experiência da equipe

X

-

12

Conhecimento dos objetivos da empresa e das metas

X

X

13

Programação das atividades diárias

X

X

14

Sucesso no atingimento dos seus objetivos

X

X

15

Interpretação e repasse de políticas e procedimentos à equipe

-

X

16

Subordinados possuem conhecimento de suas atribuições

-

-

17

Subordinados colaborativos no desenvolvimento das atividades

X

-

18

Seguidor da organização formal da empresa

X

-

19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com