TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Produzido pela Eyeworks – Cuatro Cabezas, o programa CQC (Custe o Que Custar) estreou no Brasil pela emissora Bandeirantes, em 17 de março de 2008 e se encontra no ar até hoje. É um programa jornalístico, que aborda com humor notícias sobre esporte, política, economia, cultura, celebridades entre outros assuntos. Exibido nas noites de segunda feira o programa apresenta um resumo dos fatos importantes que aconteceram durante a semana. Os apresentadores e repórteres do programa, vão em busca das notícias, fazendo perguntas que todo mundo tem vontade de fazer, porém ninguém tem a coragem. Apesar da maior parte, das perguntas serem formuladas com um humor inteligente, algumas vezes eles extrapolam no humor, tornando-o ofensivo ao entrevistado.

Análise crítica do programa CQC

Estreando no Brasil, em 17 de março de 2008 pela Rede Bandeirantes, o programa CQC tem o intuito de questionar assuntos importantes acontecidos no país. É um programa jornalístico diversificado, pois se utiliza do humor para questionar tais assuntos. É uma inovação no telejornalismo, aumentando assim a audiência e o interesse daqueles que não gostavam de jornal. Composto por profissionais dinâmicos e ousados como Marco Luque, Dani Calabresa, Felipe Andreoli, entre outros, o CQC atrai a atenção de grande parte da população brasileira.

O programa possui quadros como o “Proteste Já”, onde nele se atende pedidos de ajuda feitos por moradores, como de má infraestrutura em bairros, e do descaso do poder público, entre outras reivindicações. Este quadro é de grande relevância ao programa, pois resolve problemas de serviços públicos, pressionando as autoridades, para que cumpram com seus deveres, e com isso a sociedade se beneficia muito, pois a visibilidade que o programa proporciona, causa uma solução imediata. Há também quadros como o CQTeste, onde perguntas de diversos temas são feitas a celebridades, este quadro insere grandes conhecimentos aos telespectadores, há também o Top Five entre outros quadros, que variam a cada temporada.

Mas o maior destaque do programa são as entrevistas, onde as perguntas realizadas, são sempre por meio do humor. Porém muitas vezes o humor utilizado, acaba colocando o entrevistado em uma “saia justa”, e as crises de gagueira e de silêncio dos entrevistados, são inevitáveis. Sendo este o objetivo dos repórteres, principalmente, quando os entrevistados em questão se tratam de políticos.

Estas entrevistas polêmicas, já renderam ao programa, e a alguns repórteres processos judiciais. O caso mais famoso foi do ex-repórter do programa, Rafinha Bastos, que fez uma piada de mau gosto á cantora Wanessa Camargo. São por estas e outras polêmicas que o programa tem sofrido algumas críticas da população, e perdendo um pouco sua credibilidade pois o humor que sempre foi de forma inteligente, tem passado por mudanças e em muitos momentos se torna um humor apelativo, encabulando não somente o entrevistado, mas aos seus telespectadores também.

O sarcasmo e a sátira sempre fizeram parte do CQC, porém ultimamente, o programa tem perdido seu foco, e seus apresentadores extrapolando o limite em suas piadas. A apresentadora Dani Calabresa, por exemplo, em um dos programas resolveu comentar sobre uma traição sofrida por ela, e foi duramente criticada pela população e pela própria mídia, pois ela tentando utilizar do humor, disse coisas ofensivas às mulheres, além de insinuar um beijo com seu colega de trabalho, banalizando o casamento.

Enfim, apesar do programa “errar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com