TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Atividade Prática Supervisionada – Ciências Sociais

Belo Horizonte – Unidade 1
Curso Administração de Empresas

Aluno: Alexandre Baêta de Souza   RA: 5561942845
Aluno: Perla Silva Borges   RA: 5910961374
Aluno: Renildo Rocha da Silva  RA: 5314970408
Aluno: Ronaldo Alves dos Santos   RA: 6300184259

Tutor: Elizeu Resende

Conteúdo

A Construção Social da realidade        

Relativização das Realidades        

A construção da Sociedade        

A Classe Operária vai ao paraíso        

Construindo o modelo social atual        

As relações de trabalho        

As interações sociais existentes no cotidiano atual        

Fundamentos sociológicos da desigualdade social        

Fundamentos Sociológicos da exploração do meio ambiente        

A Construção Social da realidade         
        A conceituação do Conhecimento e da realidade não absolutas, mas relativizadas ao contexto social no qual o indivíduo está inserido. As percepções destes dois conceitos se diferem entre os indivíduos de uma sociedade na medida em que se diferem as suas realidades cotidianas. A exemplo, temos o conceito de realidade dos homens comuns, influenciados pelos valores da sociedade de consumo e a conceituação de realidades dos filósofos, liberta de tais influências. O homem comum adquire, consome e, acima de tudo, pensa de forma coletiva. Age conforme é programado para agir pelos meios influentes de mídia. Embora se sinta livre, é na verdade fruto de um conjunto de influências que o cerceia a própria noção de realidade. Outras percepções de realidade podem ser vistas e percebidas em nossas vidas. Quando dormimos, se sonhamos estabelecemos uma nova realidade, baseada em nossos desejos e anseios. Ao acordarmos, voltamos para nossa realidade diária, cotidiana e temos a consciência destas alternâncias entre diversas realidades.         

Relativização das Realidades         
        O mundo é, portanto um conjunto de diversas realidades. E nesta diversidade de realidades, a realidade cotidiana é predominante sobre as demais, sendo esta a mais relevante. Faz parte das nossas atividades diárias. Podemos dizer que as nossas vidas estão imersas no cotidiano e esta conceituação da realidade é um recorte de todo o universos de realidades com os quais nos deparamos. Por ser a conceituação generalista de realidades algo muito grandiosos e complexo, este recorte nos permite compreender melhor e assimilar os conceitos e fatos que vivemos e ao qual chamamos de realidade.          
        Nossa mente é dotada de pragmatismo, ou seja, de uma vocação natural aos desdobramentos práticos das questões que nos cercam. Logo o interesse sobre questões com as quais provavelmente nunca tenhamos um contato mais próximo, pragmático tende a ser menor do que o interesse pela vida cotidiana. Isso explica um interesse maior das camadas culturalmente inferiores por assuntos relacionados a sua vida cotidiana e um desinteresse sistemático por assuntos como política e economia, que embora sejam determinantes em suas vidas, estas pessoas não conseguem estabelecer uma relação prática de tais conceitos a sua realidade cotidiana.            
        A realidade surge das relações entre as pessoas. Não é possível construir minha realidade sem ter contato com outras pessoas. E estas pessoas também possuem uma referência de realidade própria.        
        Neste estado relativista encontra-se também o conhecimento e seus diversos estados. É possível que uma pessoa afirme conhecer sobre determinado assunto, porém o faz de maneira superficial, incompleta. Aos olhos de um leigo, tal pessoa domina o tema e aos olhos do especialista, essa mesma pessoa é quase ignorante.            

A construção da Sociedade

         O homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo. O organismo humano ainda esta se desenvolvendo e já começa a ter contato com o ambiente.Mesmo na barriga da mãe o sujeito já vai tendo contato com um ambiente na qual entrará.Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar.         
O controle social primário é dado pela existência de uma intuição, algo é institucionalizado quando é submetido ao controle social. Deve-se saber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. Institucionalização é um conceito, um valor impregnado com o objetivo de controlar. Se a institucionalização não for bem engendrada ela precisa de mecanismos adicionais que chamamos de “LEI SANÇÃO”. Portanto institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome de típico.          
        O processo de tipificar as coisas e ideias é o mediador entre ideia e o cotidiano.É como se esse processo fosse um banco de dados onde armazenamos as ideias de como as coisas são, concretamente falando. O processo de tipificação permite que cada indivíduo consiga, de certa forma, prever as ações do outro.         
        A sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem formam um produto social. Ao mesmo tempo o mundo institucional exige legitimação, isto é, modos pelos quais pode ser explicado que o homem é um produto social.         E esta realidade chega à nova geração por meio da tradição.          A socialização dos membros da sociedade se dá em dois níveis. Primária, quando o indivíduo experimenta na infância as suas primeiras relações sociais, as interações com outros indivíduos, sendo a família a nossa primeira célula social e a socialização Primária a mais importante, pois é ela a base preparatória para as demais socializações ao longo de nossas vidas. E a socialização Secundária, que são processos que introduzem os indivíduos em novos setores da sociedade.                 
        Logo, as definições da realidade, do conhecimento e a própria formação da sociedade e dos indivíduos que a constituem dependem intimamente das relações humanas que se desenvolvem entre seus membros. E o estudo da Sociologia do conhecimento é peça fundamental para compreensão científica do funcionamento e conceituação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com