TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇAO – POLO CERES

DISCIPLINA – CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA EAD – Ma. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI

TUTOR A DISTÂNCIA – DANIEL GALVÃO ROSA DELMANTO

ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CERES-GO

2012


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇAO – POLO CERES

DISCIPLINA – CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA EAD – Ma. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI

TUTOR A DISTÂNCIA – DANIEL GALVÃO ROSA DELMANTO

ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho Apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp, para obtenção parcial de nota do curso de administração, segundo semestre, disciplina – Ciências Sociais, sob a orientação do Professor Tutor Presencial Anicésio Vicente de Almeida Segundo.

CERES-GO

2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................4

1 CONCEITOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE...............................................5

1.1 Considerações sobre os temas abordados: cultura, indivíduo e sociedade...........................6

2 ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.....................................................................................................................................7

2.1 Trabalho, consumo e sociedade............................................................................................7

3 DESIGUALDADE SOCIAL...................................................................................................9

4 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.............................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................13

REFERÊNCIAS........................................................................................................................14


INTRODUÇÃO

        As Ciências Sociais se desenvolveram a partir do século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.

        As Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. As Ciências Sociais são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, ciência política, administração, antropologia, e outras. Todas as Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano.

        O objetivo deste trabalho é compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, refletindo e problematizando concepções da Sociologia no cotidiano. Serão analisados livros, textos e sítios da internet que possuem o material necessário.

        Compreenderemos os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, novamente problematizando, e a questão da estrutura social e de seu controle. Nesse contexto, refletiremos sobre o filme “A classe operária vai ao paraíso”, onde argumentaremos sobre as questões: trabalho, consumo e sociedade.

        Abordaremos a questão da desigualdade social, tão presente em nosso país, onde, a partir dos documentários “Bumbando e Ilha das Flores”, vamos analisar quatro imagens que mostrem as divergências sociais.

        Por último, a partir do documentário “Pajerama”, do Diretor Leonardo Cadaval e outros textos obtidos em sítios da internet, vamos abordar a exploração do meio ambiente, relacionando os fatores com os fundamentos sociológicos.

        Todo o trabalho será produzido a partir de relatórios parciais, que consistem em textos críticos/reflexivos, contemplando a problematização/reflexão dos assuntos abordados.

        

        

        

1 CONCEITOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

        De uma maneira genérica cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a moral, leis, herança cultural, tradição social, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos, os costumes e todos os hábitos, valores e aptidões adquiridos pelo homem em família, e também por fazer parte de uma sociedade como membro. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, pois quando o indivíduo nasce e interage, ele passa a ser portador de uma cultura.

                A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando melhorar a vivência das novas gerações. Todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior, uma vez que fazendo isso estaríamos avaliando pela nossa própria cultura.

        A individualidade diz respeito àquilo que nos difere do outro, e que nos torna únicos. Para Marx (1818-1883), cada indivíduo deve ser analisado de acordo com o contexto de suas condições e situações sócias, já que produzem sua existência em grupos. Assim, é impossível analisar o indivíduo separado do conceito de sociedade já que tudo que somos é fruto do ambiente que fomos criados e educados. Um exemplo disso são as crianças criadas por animais na Índia, que foram encontradas em estado selvagem, andavam de quatro, comiam carne crua e possuíam os mesmos hábitos dos animais.

        O ser humano é um produto da interação social, todo indivíduo nasce dentro de um grupo, que o dota dos mesmos traços dos membros daquele grupo, fazendo com que ele seja aceito. O indivíduo adquire do grupo as maneiras de agir, pensar e sentir. No entanto, o processo de socialização permite que o indivíduo adquira uma personalidade própria, que o tornará diferente de todos, e ao mesmo tempo parte do grupo social.

        Para Émile Durkheim (1858-1917) a sociedade sempre precede sobre os indivíduos, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que assegurem sua perpetuação, criando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração no grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (434.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com