TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - EMPREENDEDORISMO

Por:   •  23/9/2015  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO EMPREENDEDOR

       A Auto Avaliação do Perfil Empreendedor serviu para identificar em cada um dos participantes, seus pontos fortes e fracos, suas certezas e dúvidas, o nível de coragem e o medo de cada um quando se diz respeita a arriscar um pouco mais para conseguir resultados positivos, mesmo depois analisar e calcular todos os riscos.

       O resultado do teste foi equilibrado, uma vez que todos somaram pontuações acima de cem pontos, o que indica que temos características de um empreendedor em nós. Uns mais e outros menos, porém nada que um trabalho de aperfeiçoamento não resolva.

       Durante o teste também foram identificados pontos negativos, como a falta de paciência, o não saber ouvir e não saber definir conceitos e detalhar idéias, pontos estes que podem ser prejudiciais dentro de uma organização que visa crescimento e lucros com a participação de toda a equipe. Isso mostra que, embora todos tenham um perfil empreendedor, existem certas características que precisam ser melhoradas, pois um empreendedor de sucesso sabe que para alcançar seus objetivos ele precisa ter habilidades como saber escrever, saber ouvir e captar as informações, ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe e possuir conhecimentos técnicos em sua área de atuação. Isso difere um empreendedor de sucesso de alguém que alimentará as estatísticas após falir em no máximo cinco anos após a abertura de uma empresa, assim como está representado no gráfico a seguir:

Mortalidade de Pequenas Empresas[pic 1]Fonte: Sebrae-SP, 2003

       Após o estudo decorrido, compreendemos que existem diferenças entre ser um Administrador e ser um Empreendedor, uma vez que um Administrador tem como funções básicas planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização. Já um Empreendedor é uma pessoa mais visionária do que o Administrador, e tem por responsabilidade inovar, criando algo novo ou não, fazendo com que o mercado em si abra seus olhos para algo que ainda não haviam percebido e o abrace como indispensável para a sua vida, gerando assim lucros e crescimento para sua empresa ou para a empresa na qual trabalha.

       Um Empreendedor precisa ter muito em si de um Administrador, para que saiba como organizar, dirigir e controlar a empresa, assim como um Administrador precisa ter muito de um Empreendedor para ter sua audácia ao planejar o futuro de uma empresa, logicamente calculando e tentando minimizar ao máximo todos os riscos para que não haja perdas.

       Mesmo existindo algumas diferenças entre o Administrador e o Empreendedor, ambos são necessários para o bom funcionamento da empresa, pois cada um possui características fundamentais para a manutenção e o crescimento da organização. Quanto mais completo for o profissional, mais chances têm de alcançar seus objetivos e superar suas metas. O Administrador e o Empreendedor se completam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com