TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

                       [pic 1]

Gestão de Projetos

Prof. Renato Torres

Adriano Felin – RA: 374910

Charlene Ferrari Secretti – RA: 387346

Gilvan Gomes – RA: 378405

Jair Giacomini - RA: 365811

Vagner França Dalla Nora – RA: 356216

Faxinal do Soturno, Março de 2015.

O presente trabalho visa atender os requisitos da disciplina de gestão de projetos.

Etapa 1.

A empresa que escolhemos é a empresa particular de nome, Geraldo V. Spanavello & Cia LTDA, situada no município de Faxinal do Soturno, na Avenida Vicente Pigatto Nº 350 na qual o integrante deste grupo Gilvan Gomes trabalha, esta empresa é um posto de gasolina da rede Ipiranga.

O Posto do Geraldo, como assim é conhecido por todos seus clientes a mais de 20 Anos de existência, possui estrutura modesta que vende combustíveis tais como: Gasolina, Álcool, Diesel S500 e Diesel S10, possui também serviço de lavagem, lubrificação e troca de óleo, além de ter uma borracharia que é terceirizada, o Posto do Geraldo possui 10 funcionários, sendo um gerente geral e Financeiro, um gerente de pista, um motorista de caminhão que transporta combustível até as propriedades rurais e outros sete funcionários que estão divididos em dois no administrativo, três na lavagem e serviços gerais e dois como frentistas e auxiliar de serviços gerais.  



Texto Gestão de Projeto

Para falar de Gestão de Projetos, primeiro temos que entender o que é um projeto; um projeto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja em algum produto a ser criado, seja em um cliente em particular que precise de um certo produto ou serviço, na  localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator.

Um projeto se diferencia muito do serviço normal da empresa, é algo separado, como exemplo, uma firma que trabalha com produção de queijo e leite, tem isso como seu serviço normal, mas pode desenvolver um projeto de fabricar alguma margarina por exemplo.

Um projeto sempre é bem definido com meio início e fim, então também não pode ser chamado de desenvolvimento de negócio.

A Gestão de Projeto, são todas as pessoas e coisas necessárias pra esse projeto, organização, plano, objetos para o caso de mercadorias, decisões e pessoal preparado para área de serviços, tendo assim um gerenciamento de projeto.




ETAPA 2


ESCOPO
Optamos pelo uso da palavra “escopo” como expressão do conjunto de realizações que se pretende colocar sob a forma de um projeto.


A palavra escopo nos dicionários

? Alvo, mira, intuito; intenção(Dic. Aurélio Sec. XXI)

? Extensão, alcance, âmbito, campo de atuação (Dic. Michaelis)

? Área coberta por uma atividade (Dic. American Heritage)

? Propósito a ser alcançado ou realizado; intenção (Dic. Webster)

No contexto que estamos tratando, o “escopo” expressa a “extensão” ou “amplitude” do projeto (em termos do que se pretende realizar, abarcar ou abranger), estabelece o seu “raio de ação” ou “cobertura”, definindo, portanto, seus “limites”. O “escopo” é, em síntese, a alma do projeto, porque expressa sua essência e identidade.

Nesse modelo, a definição completa do escopo com a indicação dos elementos que o compõem torna-se um ponto fundamental para que os outros dois elementos do Plano de Projeto sejam estabelecidos adequadamente: o Plano de Ação e o Plano de Controle e Avaliação.

A prática no desenvolvimento de projetos educacionais tem demonstrado a importância de uma situação geradora claramente definida; de uma justificativa apresentada de forma bem fundamentada; de objetivos bem elaborados; da definição dos resultados esperados; e da abrangência do projeto. Os elementos que constituem e definem o escopo são mostrados a seguir.



ELEMENTOS DO ESCOPO

_ Definição do problema ou situação geradora do projeto (problema, necessidade,
desafio, oportunidades);

_ Justificativa (o porquê) do projeto (que pode conter um diagnóstico da situação
inicial, também denominado de baseline ou “linha de base”);

_ Objetivo geral e específico do projeto (a razão de ser e o para quê);

_ Resultados esperados com a realização do projeto (diretamente relacionados com
os objetivos específicos do mesmo);

_ Abrangência do projeto (público alvo e caracterização da extensão e área de atuação
do projeto);

Na empresa escolhida escolhemos o projeto de melhorar os serviços de atendimento da empresa em questão, foram analisadas suas condições e pensamos em como melhorar ainda mais a satisfação de seus clientes.

Os problemas encontrados mais frequentes foram falta de produtos de seu agrado, dos clientes, pois ao chegar no estabelecimento procurando tal produto acabavam não encontrando e saindo para comprar em outros estabelecimentos concorrentes

Vale a pena procurar conseguir investimentos para a empresa, pois ela e bem localizada e existe grande fluxo de clientes, então tem de se buscar condições de melhorar o serviço investindo mais nas compras, mas que logo seriam compensados com o aumento do numero de vendas e ainda a maior satisfação dos clientes.

Para melhor satisfazer os clientes foram buscadas soluções para melhorar ambos os lados tanto do comerciante como dos clientes, podemos citar como promoções de produtos menos comerciais para diminuir o estoque e não ter prejuízos que ainda agrada o consumidor que ao comprar o produto em promoção geralmente aproveita e compra outros produtos aumentando assim o fluxo das vendas.

Com a injeção de um pequeno capital foram compradas novas mercadorias escolhidas a base de pesquisas com os consumidores e foi percebido o aumento de satisfação dos clientes e consequentemente o aumento do faturamento da empresa analisada.



ETAPA 3

A empresa para ser bem sucedida e ter sucesso é preciso organização e tarefas referente a sua função. A empresa Posto do Geraldo usou as seguintes pessoas.

Gerente geral e financeiro – a tarefa de zelar pelo fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro.

Gerente de pista – sua tarefa é mediar entre a parte operacional e a parte administrativa. É responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos dos demais funcionários da empresa.

Auxiliar de serviços gerais – sua tarefa é cuidar da limpeza e organização dando assim uma melhor facilidade para o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (404.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com