TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.827 Palavras (16 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PÓLO PIRACICABA

Edgard Luiz Capato

Raphael Pedroso

Rosana Almeida Bellato

Thaine Mara de Oliveira

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DE PROJETOS

PIRACICABA

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PÓLO PIRACICABA

GESTÃO DE PROJETOS

Edgard Luiz Capato RA- 4336810772

Raphael Pedroso RA- 3824682558

Rosana Bellato RA- 4314787857

Thaine Mara de Oliveira RA - 8944182196

Trabalho de Complementação de Curso apresentado ao Curso de Administração – EAD da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração sob a orientação da Prof. André Rodrigues.

PIRACICABA

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. EMPRESA ALVO DO PROJETO        5

2. DEFINIÇÃO DO GERENCIAMENTO DO PROJETO        6

3.AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES        8

4. RISCO DO PROJETO        11

5. AVALIAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO        12

6. TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS        14

7. CRONOGRAMA DO PROJETO        16

7.1. Monitoramento do Projeto        16

8. FINALIZAÇÃO DO PROJETO        19

9.CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

INTRODUÇÃO

        Um dos maiores desafios da Gestão de Projetos é garantir a confiabilidade da qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as empresas. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e selecionam dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.

O intuito deste trabalho será análise de uma gestão de projetos de uma empresa real conhecida por um integrante de nossa equipe.

Buscamos observar as principais necessidades em sua operação, e identificar possibilidades para o desenvolver de um projeto que supra a demanda existente e não atendida, da empresa.

1.        EMPRESA ALVO DO PROJETO.

Nossa equipe fez análises de uma empresa do ramo do agronegócio, produtora de sementes de flores, hortaliças e frutas, multinacional japonesa com sua sede regional no Brasil em Bragança Paulista, Estado de São Paulo e que atende toda a América do Sul, denominada empresa limitada de porte médio, com 450 funcionários, no Brasil. O nome da empresa não será citado por não obter aval de acionistas.

                        É uma empresa líder no mercado mundial, tendo 100 anos de existência no Japão; sua sede no Brasil foi decidida com a compra da empresa brasileira que fazia parte do grupo da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), em São Paulo. O que motivou a aquisição foi o fato de contar com uma equipe de técnicos, a fim de não perder o alto nível de melhoramento genético de hortaliças, os quais foram referência durante décadas.

                        Para estender a atuação aos produtores de hortaliça do Brasil inteiro e não apenas da cooperativa original, houve a decisão de separar a empresa de sementes da cooperativa. Essa extinção permitiu a criação de cinturões verdes com as hortaliças consumidas pelos brasileiros em volta dos grandes centros, com mais de 12 milhões de habitantes.

                O foco de trabalho da empresa é o melhoramento genético por cruzamento, entre variedades de hortaliças, produzindo variedades que mantivessem um padrão de fruto e qualidade, imune a doenças incorporadas em sua estrutura genética, o que reduz a necessidade de aplicação de produtos químicos.

                Para este feito foi formada, sustentada e ampliada uma equipe de cerca de dezoito agrônomos com grande capacitação técnica, especialistas em genética e técnicas associadas no desenvolvimento de sementes para que, ao germinarem produzam frutos almejados em um recinto rústico, com manipulo simplificado, tendo ainda uma alta capacidade de produção de frutos fora de seus períodos sazonais.

                Sendo assim, os produtos que estão para ser desenvolvidos tornam-se perplexos em uma definição rigorosa, com testes de desempenho de cada variedade em cada uma das regiões a que se propõem ou, até mesmo em um ambiente que simule a localização desejada.

                Tal equipe efetua o papel dos Engenheiros de Produto, sendo responsáveis pela manutenção das séries originais para intercepção e geração de linhas-filho, a fim da obtenção dos produtos desejados. A base de toda área denominada “Pesquisa”, ou seja, o núcleo da empresa fica sendo o conhecimento de cada variedade de produto, sua estrutura, genética, capacidade fitopatológica e fisiológica, imunidades pertinentes e desenvolvidas.

                Ressaltamos também que o departamento de pesquisa produz itens genéticos, sobre os quais advém o IPR – Propriedade Intelectual, tendo sempre os produtos patenteados e registrados no Ministério da Saúde Brasileiro.  Tal grupo de pesquisadores se relaciona com os diferentes grupos de pesquisa de unidades existentes, para uma troca de informações e produtos, conseguindo linhagens que podem ser aplicadas em outros locais. Em algumas variantes, uma unidade pode ampliar produtos para outras unidades externas ao país onde se faz o trabalho, o que ocorre com maior frequência na unidade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (295.8 Kb)   docx (375.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com