TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

        Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção

        O Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) foi denominado nos anos 90 como uma área de decisão prioritária para os executivos. Sendo assim o PPCP atua na área de decisão da empresa que tem o objetivo de planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando a demanda dos clientes.

        Durante um longo período os sistemas MRPII, JIT e OPT eram utilizados como preferência do PPCP. Atualmente novos sistemas estão sendo utilizados, todos esses sistemas são aplicativos informatizados que são ferramentas muito importantes para a administração da produção.

        Hoje temos no mercado muitos aplicativos de software para a implantação de sistemas e alguns desses aplicativos utilizam à lógica MPPII.

        Os sistemas de PPCP têm como fundamento ajudar na parte de decidir o que, quanto, quando e onde produzir, e o que, quando e quanto comprar.  

        Essas decisões tomadas vão definir quatro etapas que são fundamentais neste sistema:

1º Etapa - Os níveis de quantidade de matérias-primas no estoque, produtos que ainda estão em processo de produção e produtos que já estão prontos.

2º Etapa – Os níveis de custos financeiros e oscilação da capacidade de produção, como gastos com hora extra, demissão e contratação.

3º Etapa – Nível de atendimento conforme a procura dos consumidores, que se refere a ter a quantidade solicitada de produtos disponível e cumprir o prazo de entrega.

4º Etapa – A capacidade que a empresa apresenta com relação a imprevistos nos recursos da sua produção e na procura dos consumidores.

        O sistema PPCP tem uma relação muito importante com o desempenho da produção e tem característica nos seguintes objetivos:

*Custo: capacidade de a empresa utilizar seus recursos com competência para que não haja desperdício.

*Qualidade: ter uma boa qualidade no processo do produto para que atenda a necessidade do consumidor.

*Velocidade: ter agilidade na produção para ter prazo de entrega mais rápido que o concorrente.

*Pontualidade: realizar a entrega no prazo que foi prometido para o cliente.

*Flexibilidade: a produção deve estar preparada para mudanças adversas nos seus ambientes internos e externos, sem perder a efetividade e o êxito.

        O Conceito de Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita

        As definições tomadas no sistema PPCP em diferentes períodos de tempo e planejamento, e essas decisões se classificam em três níveis: planejamento de longo, médio e curto prazo. Esta concepção tem relação no planejamento hierárquico da produção, um método que tem como propósito resolver o problema do planejamento da produção, resolvendo primeiro os problemas menores para depois resolver os problemas maiores.

        As decisões do planejamento hierárquico da produção de níveis superiores podem apresentar restrições aos próximos problemas que podem surgir. Algumas das possibilidades de restrições são em termos de ordens, em termo de recursos e em termos de operações.

        Com o intuito de apoiar as decisões da programação da produção que foi desenvolvido os sistemas de programação com capacidade finita. Esses sistemas têm principal foco de cogitar a capacidade produtiva e as características tecnológicas do sistema produtivo como uma restrição para tomar decisões, para garantir que o programa de produção tenha um resultado satisfatório. Nestes sistemas o usuário:

* Modela o sistema produtivo – coordenar a rotina da fabricação, o tempo de operação e as restrições tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com