TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ETAPA 1

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ETAPA 1

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO *

O planejamento nada mais é do que uma ferramenta administrativa necessária, onde se define o melhor caminho, a melhor ação para se alcançar o objetivo almejado. É através dele que se define aonde se quer chegar, o que e como deve ser feito tal ação. Busca ainda escolher e organizar tais ações, de tal forma racional e consciente afim de que consiga atingir os resultados esperados pela empresa. Para um bom planejamento de ações dentro de uma empresa é preciso estar atento aos objetivos e metas que se pretende alcançar. Objetivo na verdade é o alvo que a empresa pretende atingir, como  por exemplo aumentar a competividade da organização no mercado. Já a meta seria um objetivo quantitativo ao qual se pretende atingir, por exemplo em quanto tempo e em que numero(porcentagem) estar competindo no mercado.

 O planejamento de uma organização possui três etapas principais, sendo elas: 1-) Estabelecer o objetivo a ser alcançado; 2-) Tomar as decisões a respeito das ações futuras; 3-) Elaboração de planos.

OS TIPOS DE PLANEJAMENTO *  

*PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo de se analisar uma organização sob vários ângulos, definindo e monitorando os rumos das ações a serem utilizadas. No planejamento estratégico podemos destacar algumas etapas importantes e primordiais que são:

1. Determinar os objetivos

2. Analise do ambiente externo

3. Analise interna da organização e seus recursos

4. Formulação de alternativas estratégicas

5. Elaborar o planejamento

6. Implementação e execução dos planos e estratégias

7. Avaliação dos resultados obtidos

*PLANEJAMENTO TÁTICO - Representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais utilizados para a execução das tarefas e operações. Ele é projetado para um curto prazo envolvendo cada uma das tarefas e metas da empresa. É feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa em busca de um resultado. Os planos táticos normalmente são:  

a) Planos de produção

b) Planos financeiros

c) Planos de marketing

d) Planos de recursos humanos

*PLANEJAMENTO OPERACIONAL – Usado para se colocar em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. É sempre projetado em curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa, planejando os prazos, metas e recursos a serem utilizados para a implantação de um determinado projeto ou tarefa dentro a empresa. Sendo a ultima etapa de um planejamento, portanto deve ser um plano mais detalhado que os outros dois anteriores, afim de que consiga explicar cada tarefa isoladamente.

Sendo assim, os planejamentos estratégico, tático e operacional devem trabalhar juntos. Cada um tem uma finalidade dentro da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O planejamento é importante nas atividades do administrador uma vez que ele é fundamental para seu sucesso empresarial e profissional. O planejamento poderia ser considerado  como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar,liderar e controlar.
Trata-se de uma função importante porque contribuí fortemente para o sucesso da organização  empresarial, possibilitando à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com