TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processos administrativos etapa 1 passo 1

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Para comandar uma empresa, é preciso saber lidar com diversos tipos de situações. Um bom gestor precisa também conseguir comandar uma equipe de forma a motivá-la e a garantir o crescimento e bom funcionamento da empresa. Para ser respeitado, acatado e considerado um líder a ser seguido um gestor necessita de determinadas habilidades gerenciais, estas, adquiridas tanto através de experiências pessoais de vida ou profissionais quanto de habilidades concebidas pelo conhecimento acadêmico. algumas dessas habilidades podem ser representadas em saber utilizar os princípios, técnicas e ferramentas administrativas no processo de tomada de decisões, pois necessariamente o gestor tem como principal função de decidir e solucionar os problemas da empresa, essas seriam as habilidades técnicas do gestor.

Além das habilidades técnicas outras habilidades extremamente importantes são as denominadas habilidades humanas, que são ferramentas ou características pessoas que esse gestor adquiriu na sua experiência de vida com as pessoas, lidando no dia a dia com as particularidades e subjetividades dos pensamentos dos outros e ainda mais, moldando ou adaptando as regras da empresa, as regras pessoais desse gestor, a forma de abordagem do mesmo para com esses funcionário/clientes/quaisquer pessoas externas que tenham influencia ou não no trabalho do mesmo.

Conseguindo assim outras habilidades provenientes dessas duas ramificações principais, tais habilidades podem ser descritas em:

Adaptabilidade, onde o gestor se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo de pessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.

Interatividade, se cercar de pessoas confiáveis e fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.

Delegação: É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los à vontade no momento da criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado.

Polivalência, Essa é uma habilidade muito importante, ser polivalente requer muito conhecimento e muita experiência. Um bom gestor precisa estar pronto para administrar qualquer setor dentro de uma empresa. O acúmulo de experiência com certeza o tornará um empreendedor de sucesso e fará dele um profissional de destaque.

Empresa: Organização focada no lucro, um órgão que se modifica com o tempo e pode sofrer influências externas.

Gestor: É a pessoa que gerencia o negócio que coordena os fatores para obter funcionamento pleno da organização.

Empresário: É o dono do negócio, responsável por tomar as decisões que guiam o futuro da organização.

Uma empresa é considerada um sistema aberto, pois ela pode sofrer influências do meio externo, como concorrência com outras empresas (interdependência), influênciado meio político (leis, normas) e também influências ambientais, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com