TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA

Por:   •  16/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  11.011 Palavras (45 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 45

                I - INTRODUÇÃO ETAPA 1

        Administração é o ato de trabalhar e tomar decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciar de uma organização, é o pensar prévio das consequências de varias decisões. A administração é uma ciência social, a qual estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, a fim de alcançar objetivos.

        A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

        De acordo com CHIAVENATO, 2007, p. 70, o administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos.

        Objetivamos conhecer as Teorias da Administração, perante um olhar temático do processo administrativo, traçados a partir dos estudos realizados sobre as:

  • Teoria Clássica da Administração
  • Teoria da Burocracia
  • Teoria Estruturalista
  • Teoria das Relações Humanas
  • Teoria Comportamental e Desenvolvimento Organizacional.

        Administração apresenta assim a importância dessas teorias no que diz respeito a solucionar os diversos problemas com relação a “Administrar”, encarando os diversos desafios que essa nova realidade social fez surgir.

FALTA COMPLEMENTAR A INTRODUÇÃO COM A ETAPA 3 E 4

                II - DESENVOLVIMENTO

                  Etapa 1 - Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas

            Passo 1 (Aluno)

ALEXANDRE JOSÉ FLAUZINO - 5663134408

        Administração como ser uma Habilidade Humana e fatores que ocasionaram o seu surgimento

        A Administração é uma habilidade humana, adquirida através do passar da evolução, pela inevitável necessidade de organização dos homens de negócios.

        Com o surgimento da historia da Administração por volta de 5000 a.C., quando empresários procuravam uma maneira prática para resolver seus problemas cotidianos, a partir dai surgiu a forma de se administrar.

        A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.

        A Moderna Administração surgiu perante a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:

  • Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
  • Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

        Surge no inicio do século XX, o engenheiro americano FREDERICK W. TAYLOR, o qual apresentou os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como ciência.

        Através da Teoria da Administração Taylor buscou o desejado aumento produtivo, ou seja, preconizou prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência, a partir da busca do desejado aumento produtivo, surgiu também as relações humanas, onde preconizava o bem estar dos trabalhadores como sendo um dos fatores importantíssimos  para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.

        A Teoria da Administração foi preconizada a partir de alguns acontecimentos como, por exemplo;

  • A revolução industrial com o surgimento das fábricas, onde não mais o artesão tinha espaço e sim o operário especializado. Crescimento das cidades, surgimento dos sindicatos, darwinismo social e consolidação da administração como área do conhecimento. 
  • Revolução Urbana através do surgimento de cidades e estados, onde se formou a classe de dirigentes profissionais e funcionários públicos. Houve a invenção da contabilidade primitiva, da legislação e do planejamento em longo prazo. Surgiram os exércitos especializados.
  • Renascimento a partir da valorização do ser humano, surgimento do protestantismo e da primeira linha de montagem.
  • Transformações da revolução Industrial onde o modo comercial para o modo industrial, da rotina do trabalho e do modo de produção; e a sociedade deixou de ser rural para ser urbana.

         Paralelamente aos estudos de Taylor, HENRI FAYOL que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração, através dos fundamentos da Teoria Clássica.

        Ao se fazer uma comparação entre a Administração Cientifica e a Administração Clássica, Taylor privilegiava as tarefas de produção e Fayol privilegiava as tarefas da organização como um todo.  

        

                

        Artigo: Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis: existiria um meio termo? (Por Jessica Louisiana Natalia Caetano)

        Como exemplo de Organização Mecanicista, cito o filme intitulado “Tempos Moderno” (1936), como os princípios de Frederick Taylor, que acreditava que cada operário estava produzindo um terço do que era capaz, nomeando de “vadiagem sistemática”. Taylor foi considerado o maior inimigo do trabalhador.

        Uma Organização Flexível foi gerada após Henry Fayol, teórico clássico que tinha como ênfase a estrutura organizacional, defender que “[...] a eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar”, (CHIAVENATO, 2000, p. 11). Como a autora desse artigo diz “Sua maior contribuição para a administração geral são as funções administrativas – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Aqui, as mudanças começaram a ocorrer, pois Fayol adotou princípios muito diferentes dos anteriores, como, por exemplo, autoridade, responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.4 Kb)   pdf (394.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com