TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnologias de Gestão

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.957 Palavras (24 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS – BH

TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

MICHELLE JORDANE RAMOS – 9976727827

MICHELLI ADRIANA DOS SANTOS - 8348773028

RAQUEL FARIA NUNES – 1299732098

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SANDRA BRITO CASARIN

BELO HORIZONTE, 26/11/2013

REFERENCIAL TEÓRICO

        Gestor ou administrador é aquele que gerencia, guia e adota meios para que a empresa alcance suas metas. Deve buscar informações em fontes confiáveis, desenvolver seu aprendizado na área, com vistas a compartilhar deste conhecimento aos seus colaboradores/subordinados, tornando o trabalho menos entediante e mais participativo. Isto permite que a equipe trabalhe ciente de onde se pretende chegar.

            O administrador moderno deve ser flexível, ou seja, sempre preparado para lidar com mudanças de mercado, tanto interno quanto externo, mesmo que sua área de atuação seja somente interna. Algumas das megatendências mundiais que o gestor deverá aprender a lidar no dia a dia são tecnologia mais sofisticada e democracia mais ativa e participativa, sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e segurança de seus servidores, além de procurar participar ou cooperar com ações que proporcionem o bem estar social e sócio econômico da comunidade a sua volta sendo este um grande diferencial das empresas e administradores contemporâneos.

            Entre as principais atividades do gestor é gerenciar os valores e recursos da organização. Por exemplo, os gastos que serão destinados a cada necessidade, escolha da matéria prima, entre outros valores como os humanos, naturais e etc. Além disso, é responsável por representar, liderar, monitorar, resolver conflitos, negociar, alocar recursos, identificar oportunidades e transmitir e receber informações em busca da prosperidade da organização.

            A gestão deve ser projetada para aperfeiçoar os resultados (lucro), mantendo a organização, agilidade e bem estar dos colaboradores e processos, porém nunca esquecendo que a prioridade é satisfazer os clientes (qualidade) e assim garantir a sustentabilidade, sobrevivência e competividade da empresa no mercado.

        Em outras literaturas, Dias (2002) resgata em seu artigo os conceitos de Gestão. É interessante observar que Gestão e Administração estão intimamente ligadas, podendo ser utilizadas como sinônimas. Entretanto, ao passo que existem semelhanças (previsão, organização, comando, coordenação e controle), existem também as diferenças, como cita Dias (2002): “Gestão também não é o cargo, ou melhor, seria o imperativo do cargo. Seria a administração, comercial, contabilidade, finanças, segurança e técnicas, cada qual em sua medida e em seu lugar, sempre observando as necessidades da situação onde está inserida [...]. Seria correto gestão da produção e administração na produção. Ou seja, gestão de algo e administração em algo. Isto não desmerece a administração,a o contrário, seria impossível conceber a gestão sem ela. Mas a gestão incorpora a administração e faz dela mais uma das funções necessárias para seu desempenho.”

        No contexto atual, gestão é aplicar os conhecimentos integrados adquiridos das funções administrativas, quanto da parte técnica da área em que atua, da questão financeira que envolve os processos e o mercado ao qual está inserido. Mais uma questão de percepção a abstração do que a aplicação de uma teoria ou ferramenta administrativa.

        Leal et al (2008) em seu trabalho sobre o papel dos gestores no processo de mudança cultural, reúne em sua revisão de literatura as principais características do novo gestor. “Os gestores têm que efetivamente serem líderes, desempenhando um papel fundamental na formação e na transmissão da cultura organizacional”. Além de desenvolver o papel de líder, é preciso ter disposição de ser ver parte do problema, como um dos elementos que necessita mudar. “Coragem para desafiar o processo, inspiração numa visão comum, possibilita poder de atuação para os outros, lidera pelo exemplo e estimula o entusiasmo.”

        Outro papel importante de ser mencionado é o de Educador. Ele assume a postura de professor/guia. Define o conjunto de tarefas, participa das conquistas e das dificuldades de sua equipe de trabalho, corroborando com o que já foi dito anteriormente. Cabe a função de orientar, acompanhar e potencializar o trabalho de sua equipe, utilizando das ferramentas gerenciais para maximizar seus resultados. Este é um dos papéis mais importantes para o gestor atual, pois com os programas de gestão por competências e capacitação contínua, o gestor precisa estar apto para transmitir conhecimento e se atualizar com maior frequência.

QUALIDADE E SUAS FERRAMENTAS DE GESTÃO

            A qualidade há tempos é um grande diferencial entre empresas, pois é fator determinante se a empresa vai se consolidar ou não no mercado, afinal, o cliente está muito mais consciente e exigente em suas escolhas, procurando excelência e eficiência ao adiquirir um produto ou serviço.

        Juan (2002, apud Franco, 2013) disserta sobre as várias definições de qualidade, elegendo duas como as principais:

a) “características dos produtos – quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade;”

b) “ausência de deficiência – aos olhos dos clientes quanto menos deficiência, melhor a qualidade.”

 

Na década de 1930 desenvolveu-se o Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), uma das primeiras formas de se controlar a qualidade através de cartas de controle estatístico, para prevenção dos defeitos. Em 1951 notou-se a necessidade da criação do departamento de engenharia da qualidade, o qual teve como dever verificar, inspecionar e conscientizar todos os colaboradores sobre as necessidades da qualidade em torno de todo o processo. A engenharia da qualidade também ditou os padrões a serem seguidos, avaliando o desempenho do produto e quando necessário ditava as normas para correção do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com