TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Adm de Materiais

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada de Administração de Materiais e Logística

SANTO ANDRÉ

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CLEIDE ABREU   32.575.639-67

JÉSSICA B. DE ARIMATÉRIA  10.995.734-04

KARYSA F. DOS SANTOS  32.260.232-55

LUCIANA FONTANA  32.004.970-71

NELSON RIBEIRO CARVALHO  32.055.099-04

ROSEMEIRE O. DE LIMA RITA  32.064.992-17

ZUKELLY J. COSTA  32.260.232-58

SANTO ANDRÉ

2015

SUMÁRIO

Etapa 1 - Recursos de Materiais e Patrimoniais         4

Etapa 2 – Gestão de Estoque e Compras         6

Referência         8

ETAPA 1

RECURSOS DE MATERIAS E PATRIMONIAIS

A administração de materiais e a logística estão correlacionadas, pois a logística trata da movimentação e armazenagem de produtos, enquanto a administração de materiais é responsável pelo processo de abastecimento e movimentação de recursos utilizados nos processos de produção, administração e entrega final.

A administração de materiais vive em constante mudança para adquirir medidas para seu desenvolvimento. Atualmente, o Brasil passa por um modelo de inovação baseado no custo, qualidade, flexibilidade e confiabilidade.

Para o administrador, a principal tecnologia do produto é conhecer a dinâmica de seu lançamento e o quanto é importante para os objetivos estratégicos da empresa.

A tecnologia de gestão é uma previsão do que será o futuro, serve para lembrar que não existe a melhor técnica de gestão a administração de materiais. Cada empresa deve desenvolver a mais adequada ao momento em que esta vivendo.

Os recursos humanos é um dos pontos essenciais para desenvolver e transmitir conceitos. A empresa compartilha o saber com seus colaboradores e com isso ganha vantagens competitivas.

Na era da informação é muito importante se dispor de um sistema de medida e avaliação do desempenho. Com a diminuição do ciclo de vida dos produtos exigem informações bem mais velozes, precisas e oportunas. Devido a isso os critérios de avaliação estão a cada dia mais complexos.

Em relação à gestão da aquisição, que também é conhecida como função de compras, assume um papel estratégico, e vem deixando para trás a visão de que é uma atividade burocrática e repetitiva.

O atual papel da função da aquisição vem sendo tratada de forma diferente, antigamente tinha um papel burocrático, e hoje é vista como parte do processo de logística, parte integrante da cadeia de suprimentos. A área de compras pode assumir diversos papéis, como a negociação com fornecedores para definir preço final e competitividade. Os objetivos de compras devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa como um todo, o que torna a função de compras dinâmica.

Atualmente o electronic data intechange (EDI) é uma das formas de compras que mais cresce, onde a ordem ou pedidos de compra são enviados sem a utilização de papel, para maior rapidez e diminuição de custos entre outras vantagens. A internet também é um veículo de comércio e apresenta uma série de vantagens em relação à EDI, uma delas é o investimento inicial em tecnologia que é mais baixo, e atinge praticamente a todos da cadeia de suprimentos.

Escolher uma estratégia correta de compras pode dar à empresa maior vantagem competitiva. A verticalização é uma estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo que puder, já a horizontalização consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível. É maior a preferência entre as empresas pela horizontalização, pois possui redução de custos, maior flexibilidade para alterar volumes de produção decorrentes de variações no mercado, entre outras inúmeras vantagens.

A forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial é por meio do sinal da demanda, para bens patrimoniais o sinal pode vir por meio de um estudo de viabilidade, no caso de obras públicas, ele pode ser resultado de um estudo de mercado, no caso de recursos materiais as formas comuns são solicitação de compras, MRP, Just in time, reposição periódica, ponto de pedido, caixeiro-viajante, contratos de fornecimento.

Algo importante na área são as parcerias, todo cuidado deve ser tomado para que todos saiam ganhando, o relacionamento cliente-fornecedor passa por quatro fases a abordagem convencional, o relacionamento, a qualidade e o controle dos processos.

A administração de estoque é um dos pontos mais importante para o andamento do setor de produção da empresa, tendo em vista que uma boa administração de estoque tende a gerar receita para empresa e satisfação do cliente no recebimento do seu produto. Seja para se ter uma reserva de produtos, pela incerteza do volume de mercadorias que será demandado pelo consumidor ou mesmo por demandas sazonais.

A gestão eficiente dos itens armazenados, de fato, deve estar completamente alinhada com a administração geral dos negócios: caso contrário, o desempenho econômico pode ser negativamente afetado, comprometendo o lucro e prejudicando o atendimento ao cliente. E devido a tantas variações no setor logístico, foi necessário a implantar uma grande variação de estoque, para atender toda demanda de mercado.

Existem vários tipos de estoque, cada um com sua peculiaridade. As empresas fazem um estudo para verificarem qual o melhor tipo para o seu negócio.

Normalmente, os estoques representam um dos investimentos mais elevados nas contas que compõem a estrutura de capital de giro nas empresas simplificadas. Essas contas são representadas pelas aplicações em caixa, contas a receber e estoques. Em função desse alto investimento, o item estoque tem grande importância no contexto da empresa.

Em função da importância dos estoques e para garantir a rentabilidade do capital aplicado, é ideal que o empresário estabeleça níveis de estoques para cada item, visando, principalmente, reduzir o investimento desnecessário e possibilitar o fluxo normal de produção/vendas de forma contínua e uniforme evitando possíveis interrupções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com