TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Gestão de Projetos

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Professor: Janaina Naves

[pic 1]

Amanda Kissilla S. e Silva RA: 5212108909

Fernando Augusto L. Silva RA: 4200074766

Lucas Gomes de Carvalho RA: 4200057853

Leandro Gomes C. Tavares RA: 5660120233

Rodrigo C. Albuquerque RA: 5292117491

Werbert Silveira P. Júnior RA: 4252066118


O Gerenciamento de Projetos é descrito por muitos como a ciência de conseguirmos obter os resultados. Atualmente no Brasil o “setor” de Gestão de Projetos é uma área totalmente nova e emergente que somente a partir do século XXI teve sua merecida atenção.

Gestão de projetos está em meio a humanidade desde os tempos antigos, como por exemplo na criação das pirâmides, a construção do coliseu e também da muralha da China. No entanto, esse modulo não era enxergado pela humanidade, pois naquela época não se possuía o conhecimento apropriado para tal coisa, fazendo assim que o melhor método de se conseguir mais dos trabalhadores seria aumentando o tempo de serviço, coisa que hoje em dia não se aplica mais (e nem daria certo). Com a aparição de grandes estudiosos pensadores como Frederick Taylor, Henry Grantt e Jim Snyder a gestão de projetos foi moldada ao longo dos tempos, se atualizando e melhorando como também o modo de selecionar os melhores dos melhores com MBA em Gestão de Projetos.

Para se tornar um gestor de projetos, o profissional tem que ser completo de tal forma onde ele possa (consiga) planejar, controlar, acompanhar, gerar, executar, definir, organizar, priorizar e analisar, deverá saber e segui as regras do PMI onde está relatada no PMBOOK, que seria o livro de regras de um gestor de projetos, a sua metodologia.

Paralelamente ao assunto abordado, gerir um projeto é seguir um conjunto de regras (PMBOOK) com a sua metodologia definida, pois, um projeto só é considerado um projeto quando ele tem um começo, meio e fim sendo o fim considerado o alcance do projeto ou a certeza de que não poderá ser completado.

A estrutura considerada para a gestão de um projeto é definida em cinco grupos de processos que são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento e que inseridas nesses cincos grupos estão as dez áreas de conhecimento como integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisição e partes integrantes, onde a má compressão ou a má gestão pode levar ao fracasso, pois com esse método não se pode queimar etapas ou ter aquele “jeitinho”.

Concluindo para gerir um projeto você não deverá ser um “robozinho” seguindo apenas um padrão, mas sim acompanhar cada etapa desse processo analisando sempre o ambiente que se encontra, como está o seu pessoal, se o projeto está evoluindo como de acordo com o planejado. Só o conhecimento não forma um gestor de projetos mas a junção desse conhecimento com a experiência em cada projeto em que já trabalhou, pois com essa capacitação você conseguirá aplicar tudo o que sabe de forma eficiente e assim sempre buscando o sucesso.

  1. Projetos Contemporâneos: são empreendimentos independentes, que possuem propósitos e objetivos específicos, com duração limitada, entrega de resultado único entre outras características;
  2. Projetos: tem como principais características o planejamento, financiamento, recursos próprios, administração e estrutura administrativa próprias, ou seja, todos os projetos possuem as mesmas características em comum.
  3. Gerente de Projetos: são responsáveis pelo bom desempenho do projeto e o elo entre Stakeholders internos e externos e as organizações, ele é o líder e motivador dos colaboradores do projeto.
  4. Os cincos grupos de processos: são divididos em:
  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitora e Controle
  • Encerramento

Onde tudo têm uma ordem correta a ser seguida.

  1. As 10 áreas de conhecimento específicas são:
  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custo
  • Qualidade
  • RH
  • Comunicação
  • Riscos
  • Aquisições
  • Partes Interessadas

Não necessariamente nesta ordem, pois várias surgem em vários momentos.


INFORMAÇÕES INICIAIS DO PROJETO SOCIAL

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
  1. Título do Projeto: BEM ESTAR – FÍSICO E MENTAL
  2. Paróquia Nossa Senhora de Fátima – PNSF: Pastoral da Criança
  3. Telefone da entidade:

  1. JUSTIFICATIVA:

No Brasil cerca de 10 milhões de famílias vivem em situação de miséria. Um dado triste para um país com tantas riquezas. As famílias que estão nessa situação vivem em condições precárias. Muitas vezes sem saneamento básico. Tais fatos fazem com que tenham uma péssima qualidade de vida, principalmente as crianças que por serem tão vulneráveis acabam contraindo muitas doenças que podem causar até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com