TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de processos administração

Por:   •  29/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

GESTOR E A EMPRESA

Os conceitos de empresa, empresário gestor são confundidos, sendo imprescindível especificar cada um deles, e em que aspectos se divergem, e em quais se complementam. Assim, o presente estudo tem por escopo apresentar os conceitos de empresa, empresário e gestor.

Entre as habilidades necessárias de um gestor a sua principal capacidade é a de liderar. Um bom gestor deve gostar e saber entender pessoas e motiva-las para assim conduzir e extrair o melhor de cada uma delas. Deve-se desenvolver a capacidade de usar o poder como forma de influenciar pessoas para assim fazerem aquilo que estão sendo direcionada.

Estão entre as características importantes: o planejamento, organização, direção, controle, adaptabilidade, boa comunicação, ter flexibilidade, estar sempre aberto para receber novas ideias, ter persuasão, saber dar e ouvir opinião quando julgar necessário e estiver sempre buscando conhecimento técnico.

Empresa é uma unidade econômica e social, cujo objetivo é obter sucesso naquilo que se propõem a fazer e oferecer ao mercado bens e serviços. Não existem empresas iguais, cada uma obtém sua própria estrutura organizacional.

Gestor é quem se faz responsável por administrar algo que precisa chegar a determinado resultado através da organização, é fundamental saber técnicas de administração. É necessário ser um comunicador, dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões e controlar as situações diversas.

De acordo com o artigo 966 do Código Civil o conceito de empresário é aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.” Sendo que o empresário não trabalha sozinho, ele pode contar com a ajuda de terceiros e isso não faz deles empresários também. Um exemplo a ser considerado de um não empresário é um médico que abre seu próprio consultório, neste caso a atividade do médico é intelectual e não empresarial.

Não podemos esquecer da Missão que está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social .Missão é segundo Chiavenato "a primeira coisa que o administrador precisa pensar quanto pretende abrir um novo negócio é definir a razão da existência de sua empresa para existir." Ou seja, definir a finalidade da empresa, como por exemplo: Por que a empresa existe? Para quem? O que a empresa faz? Essas são perguntas á serem respondidas ao analisar a missão.

Visão é imaginar a situação da empresa á longo prazo, e indicar quais objetivos a serem alcançados. Um empreendedor deve ser um visionário, mas sem tirar os pés do chão, é preciso ter direcionamento e enxergar o futuro. A diferença entre a missão é que a missão é a razão da empresa existir e a visão é onde pretende chegar.

Valores estão ligados aos princípios e ética da empresa, está ligada a satisfação do cliente, respeito às pessoas, proporcionar produtos de qualidade, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental. É necessário que esses valores sejam claros para entendimento de todos e assim serem seguidos.

As empresas que são considerados sistemas abertos por ser adaptável ao meio em que vive, com capacidade de mudança e desenvolvimento. Todo sistema recebe informações do ambiente externo para poder operar, chamados de (inputs) e passados pelo processamento para sua realização, para assim se transformar em resultados em forma de bens ou serviços, energia ou informação chamada (outputs).

MISSÃO,VISÃO E VALORES

O ponto inicial para obter uma empresa de sucesso e bem inserida no mercado é traçar um bom plano estratégico, capaz de solucionar os problemas enfrentados pela organização. Desse modo a cafeteria passará por um plano estratégico empresarial definindo missão visão e valores para voltar a se estabilizar no mercado, já que a mesma passa por dificuldades.

A missão é a razão da existência da cafeteria, é a criação da sua própria identidade, a Cafeteria Expresso que é localizada no centro de São Paulo tem como missão gerar funcionários motivados para atender as expectativas dos clientes, fornecedores e mercado.

A visão é a definição dos objetivos, sendo eles ser um grupo competitivo no rama alimentício, conquistar novos clientes e obter sua satisfação por meio de atendimento e produtos de qualidade, para assim se tornar uma cafeteria conhecida e de referencia no meio em que atua.

Os valores estão ligados à satisfação do cliente, respeito às pessoas, proporcionar produtos de qualidade, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental. É necessário que esses valores sejam claros para entendimento de todos e assim serem seguidos.

PLANO DE AÇÕES

O planejamento é de extrema importância para qualquer empresa que precise crescer de forma continua e acelerada. Deparamo-nos com a situação da cafeteria, onde se encontra problemas de organização, de gestão e financeiros que devem ser supridos com um bom planejamento estratégico.

A cafeteria é voltada para o ramo alimentício e passará por reformulação no cardápio, seu produto principal é o café GOURMET sendo variados os tipos e misturas de sabores. A cafeteria é localizada no centro de São Paulo, lugar de bastante movimento o que facilita o giro de pessoas. O público alvo varia entre homens e mulheres, na faixa etária entre 21 á 60 anos, destinados a classe A e B. Seu espaço é apropriado com estrutura para caber 40 pessoas divido em ambientes, na aera externa para fumantes ou um para que deseja tomar café rapidamente e na área interna, um ambiente que gera tranqüilidade ao cliente, com a opção de utilizar o wi-fi da cafeteria.

Dado a definição da organização é necessário colocar em prática os planos estratégicos que farão essas definições estabelecidas darem certo. Portanto é necessário esclarecer algumas perguntas como: Quem somos? Onde será definida missão, visão e valores. Onde estamos? Que será a analise interna e externa do ambiente. Para onde vamos? Onde se devem traçar estratégias, a partir dessas perguntas respondidas irão ser tomadas as ações necessárias.

Para que haja melhorias no quadro da cafeteria a mudança devera acontecer primeiramente com a atitude do dono em se posicionar e participar das metas e ações estabelecidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com