TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS QUANTO A SUA ATUAÇÃO DE FORMA ESTRATÉGICA NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

ULISSES DIONELES MESSIAS DOS SANTOS 1407801

ITALO DA CRUZ RODRIGUES 1406174

MARIA ROSIELE MALAQUIAS DE SOUZA 1421311

SALAO DE BELEZA ROSES

PIM IV

COARI

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

ULISSES DIONELES MESSIAS DOS SANTOS 1407801

ITALO DA CRUZ RODRIGUES 1406174

MARIA ROSIELE MALAQUIAS DE SOUZA 1421311

SALAO DE BELEZA ROSES

PIM IV

[pic 1]

COARI

2015

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo mostrar às atribuições da área de Recursos Humanos quanto a sua atuação de forma estratégica na organização, explicitar o processo do Suprimento da Mão de Obra e as Relações Interpessoais no Salão de Beleza Rose’s, a importância da área de Recursos Humanos como uma ferramenta de controle na administração e planejamento de pessoal, a importância da gestão de pessoas e as suas integrações em grupo, para que as decisões tomadas sejam acertadas solidificando de fato a importância desse setor na empresa. Vamos destacar a importância do Suprimento da Mão de obra, como um importante Subsistema de Recursos Humanos, para o devido planejamento de mão-de- obra, descrever os principais tipos de recrutamentos os processos e técnicas de seleção utilizadas no salão, treinamentos e integração dos colaboradores na empresa, de forma simplificada e objetiva, sempre adequando para a estrutura do salão, por se tratar de uma empresa de pequeno porte. Outro aspecto relevante é a Dinâmica das Relações Interpessoais vivenciadas na organização identificando as motivações presentes, a pesquisa dos Climas Organizacionais, os tipos, estilos e o papel dos lideres na empresa para que se torne positiva a relação e a gestão de pessoas.

Palavras-Chave: Simplificada, Suprimento da Mão de Obra, Relações Interpessoais, Gestão de Pessoas, Objetiva.

RESUME

This paper aims to show the tasks of Human Resources as its acting strategically in the organization, explain the process of Manpower of supply and Interpersonal Relations in Beauty Rose's Salon, the importance of the Human Resources as a control tool in the management and personnel planning, the importance of managing people and its group integration, so that the decisions taken are in fact agreed solidifying the importance of this sector in the company. We will highlight the importance of Labor of supply, as a major subsystem of Human Resources, for the proper manpower planning, describe the main types of recruitment processes and selection techniques used in the salon, training and integration of employees in the company, in a simplified and objective manner, always adapting to the structure of the room, because it is a small company. Another important aspect is the dynamics of interpersonal relations experienced in the organization identifying the present motivations, the research of organizational climates, types, styles and the role of leaders in the company so that it becomes a positive relationship and people management.

Keywords: Simplified Supply of Labor , Interpersonal Relations , People Management , Objective .

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2. SUPRIMENTO DE MAO DE OBRA        

2.1 Tipos de Recrutamento        

2.3 Processos de Seleção        

3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS        

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

A gestão de Pessoas é exercida pelo gestor o qual tem um papel fundamental na organização. Como a empresa estudada é um salão de beleza de pequeno porte, cujos líderes são apenas duas empresárias, no qual são responsáveis em administrar e liderar a equipe, o objetivo é adotar metodologias para avaliar o desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. As ferramentas adotadas às atribuições dos cargos e funções se adequaram para um melhor entendimento e aplicação do tema aqui proposto. Verificando cada selecionado sua competência identificando o conhecimento e habilidade, conforme as exigências do salão para o cargo ao qual for designado.

Os dados levantados na microempresa nos revelam práticas existentes no Gerenciamento de Pessoas e Dinâmica das Relações Interpessoais, uma vez que o salão tem seu publico alvo e são clientes que frequentam periodicamente o recinto, para tal a mão de obra deve ser treinada e orientada para um melhor atendimento ao público.

Entende-se que o Gerenciamento de Pessoas com uma visão estratégica de Pessoal motivado e capacitado para o trabalho em equipe, não adotando método de empresas tradicionais e autocráticas que trata o colaborador como uma despesa, sem muita influência na gestão, mas preocupada com a sobrevivência no mercado e qualificando os colaboradores. O salão de beleza Rose’s está localizado no Município de Coari-Am, onde possui 6 funcionários, sendo duas proprietárias responsáveis. Conforme dados levantados o foco principal é treinar e orientar a mão de obra da empresa

2. SUPRIMENTO DE MAO DE OBRA

A mão de obra é parte envolvida nas tarefas dentro do salão. Portanto, elas priorizam seu capital humano que são os funcionários. Alguns pontos necessitam de melhorias, para isso capacitá-los e investir é fundamental para alcançar os objetivos.         O dinheiro e tempo destinado para o treinamento das pessoas devem ser entendidos como um investimento e não como um custo, tendo em vista o destaque no mercado no ramo de beleza. O planejamento é previsão anual da utilização da mão de obra. Portanto é necessário entender o que se faz necessário para melhoria. Mediante isso, as ideias começam a ser aplicadas e vivenciadas na prática no dia a dia, afinal um trabalho a longo prazo, trará retornos mais fidedignos, e eficientes, independente do tamanho da organização. Tudo isso é claro acompanhado de pessoas que entendam do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (195.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com