TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CASTELO BRANCO – COLATINA/ES MBA EM GESTÃO DE PESSOAS E RH

IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA

JEIELI MADEIRA DE OLIVEIRA CAPETTINI

BAIXO GUANDU – ES 2016


IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA

INTRODUÇÃO

As empresas atualmente tem passado por grandes transformações e modificações no intuito de acompanhar as rápidas mudanças que o mercado tem exigido. Uma dessas transformações necessárias ao desenvolvimento e sucesso das empresas se refere ao item mais valioso no processo para alcançar os resultados desejados no mundo corporativo, a gestão de pessoas. As empresas que conseguem enxergar que o futuro depende totalmente da qualidade dos talentos que consegue reter no seu quadro, terão mais vantagens competitivas no mercado.

Segundo Bazoli e Hernandes (2010) “a Gestão de Pessoas é uma função gerencial que visa unir os lados de interesse do empregador com os dos empregados, proporcionando um equilíbrio entre as partes e atingindo desta forma o resultado que a empresa busca e o reconhecimento que os empregados querem”.

A importância da implantação de uma estrutura de gestão pessoas é demonstrada a medida que terá colaboradores competentes, trabalhando felizes, engajados e por consequência, trazendo resultados mais satisfatórios aos interesses das empresas.

Nesta visão, o setor de recursos humanos passa a ser conhecido como “um conjunto de princípios estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado” (TOLEDO, 1986 apud FRANCESCHINI, 2013, p.4)

Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo a implantação de um setor de Recursos Humanos na empresa Boa Forma, uma vez que está empresa atualmente não possui um setor estruturado, e sim pessoas que absorvem atividades de departamento de pessoal. A empresa conta com uma quantidade de funcionários expressiva para sua localidade de atuação, e tendo em vista, sua visão de expandir sua participação no mercado, é extremamente necessários a implantação de um setor de Recursos Humanos para agregar ao crescimento da empresa e prover um diferencial competitivo no mercado.

DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

A empresa Boa Forma, foco deste estudo, sediada no município de Baixo Guandu-ES, Avenida Carlos de Medeiros nº 56, atua no ramo de confecção e comercialização de roupas e acessórios fitness específico ao público feminino. A empresa está no mercado desde 2010, atualmente composta por 100 funcionários fixos distribuídos nos setores de produção, vendas e administrativo. Sua atuação está centrada no mercado local e se estende ao noroeste do Espírito Santo além de atender outras regiões do estado por meio de canal online.

A Missão da Boa Forma está estabelecida em: “Disponibilizar ao público feminino roupas e equipamentos para prática esportiva de alta qualidade, capazes de proporcionar leveza, flexibilidade e estilo para incentivar a prática esportiva e o estilo de vida saudável.” E sua visão


é: “Se tornar uma franquia reconhecida e de referência na disponibilização de roupas e acessórios esportivos femininos com atuação em todo o estado do Espírito Santo.”

A estrutura da empresa é composta de forma linear, sendo a direção exercida pela proprietária, seguida por cargos de gerência e seus respectivos desdobramentos, conforme demonstrado no organograma abaixo:

[pic 1]

Conforme informado, atualmente, os salários são decididos pela Diretora Geral, e as contratações são realizadas pelo gerente da área em que o colaborador atuará. Os processos de contratação são finalizados pela equipe da área administrativa e financeira com apoio do escritório de contabilidade. Por meio da observação e entrevista direta, constatou-se uma carência de treinamentos e capacitações para acompanhar as mudanças do mercado, ausência de política de cargos e salários e elevado número de rotatividade no setor de produção no cargo de costureiras.

Destarte, verificou-se a necessidade de implantação de um setor de Recursos Humanos no intuito de orientar e dar suporte nas ações da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado de trabalho por meio do melhor gerenciamento dos talentos na empresa.

ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RH

O setor de RH deverá contribuir no diagnóstico e avaliação das necessidade da empresa, considerando seus objetivos, recursos e limitações e assim, orientando e aprimorando as competências dos colaboradores no intuito de atingir os resultados da empresa com maior eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com