TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Liberal e a Marxista

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

         Abordagem Liberal e a Marxista

Ao realizar uma comparação entre essas duas abordagem marxista e liberal e visualizar a influência na vida humana e seus efeitos dentro do estado, podemos de início abordar duas visões de desenvolvimento social, humano, econômico, totalmente distinta em seus pontos de vistas e objetivos.

A teoria marxista está voltada para as condições materiais e atividades econômicas, isto é, as relações de conflitos social, focando em uma visão materialista do desenvolvimento social e as suas transformações socioeconômicas. Desde forma busca influenciar a sociedade o sistema políticos, os códigos morais através de sua ideologia com base na teoria marxista.

Essa teoria baseia-se em alguns pilares de desenvolvimento que possui quatro níveis fundamentais para a análise: filosófico, econômico, político e sociológico em torno de uma ideia central de transformação econômica.

Já a teoria liberal parte de um ponto de vista com uma abertura de liberdade, isto é, tolerância, respeito, essa doutrina defende a consciência social o ponto de vista dos cidadãos.

Essa teoria acreditava na sociedade, no ser humano e seu desenvolvimento livre sem competição, era contrarias as autoridades, defendia a liberdade individuais mas também da sociedade, realizando movimentos para buscar seus ideais.

Nas duas teorias o homem e a figura central, pois seja liberal ou marxista está busca da melhor forma para o desenvolvimento individual e coletivo, nos aspectos social, econômicos e políticos, porém difere na visão de seus ideais, isto é , o que realmente é importante para o homem.

O estado por sua vez na teoria liberal está em busca de garantir as liberdades para o indivíduo, isto é, saúde, educação, oportunidades econômicas, no entanto na visão marxista o estado era uma instituição administrada e desenvolvida apenas pelas classes dominantes na época a burguesia, hoje o capitalismo, as instituições privadas e os empresários.

Com base no tema abordado sobre a teoria liberal e marxista podemos fazer uma análise através do que estamos vivendo nos dias atuais e concluir que o marxista tem uma influência maior no ramo da política e que possui maior influência na sociedade nos dias de hoje em minha opinião, com isso podemos entender que o liberalismo tem um visão menor diante da sociedade, por ser baseado em princípios e propósitos individuais e no exercício do individualismo no plano econômico seu desenvolvimento e mais lento porem forte diante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com