TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens comportamentais e sistêmicas: Vantagens e desvantagens

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  3.026 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Abordagens comportamentais e sistêmicas: Vantagens e desvantagens

GUILHERME ICKOWZCY RIOS- T12659-2

SÃO PAULO

2015

GUILHERME ICKOWZCY RIOS- T12659-2

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Abordagens comportamentais e sistêmicas: Vantagens e desvantagens

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 2º semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

1.1. Abordagem comportamental 8

1.2. Abordagem sistêmica 11

1.3 Vantagens e desvantagens de cada abordagem 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIA 16

INTRODUÇÃO

As teorias sobre administração foram divididas em novas abordagens através de uma divisão que coloca em ênfase determinado aspecto organizacional que pode ser através da ênfase na estrutura, que foi marcada pela teoria estruturalista e pela teoria neoclássica, pela ênfase nas pessoas, marcada pela teoria comportamental, e pela ênfase no ambiente e tecnologia que foi marcada pela teoria de sistemas e da teoria da contingência.

Esse trabalho será focado na análise da abordagem comportamental e da abordagem sistêmica, demonstrando as principais vantagens e desvantagens de cada teoria e como a visão dos autores influenciou na estruturação da administração atualmente.

Palavras-chaves: teoria sobre administração, teoria comportamental, teoria de sistemas, vantagens e desvantagens.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As teorias sobre administração foram divididas em novas abordagens como mostra a figura 1:

Figura 1: Novas abordagens da administração.

Conforme mostra a imagem, diversas teorias no ramo da administração foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, por essa razão as organização estão sempre em desenvolvimento e adaptação principalmente pela grande influencia do mercado. Cada empresa até mesmo pela cultura organizacional e pela influencia dos valores interno, tende a colocar ênfase em algum aspecto que pode ser na estrutura, nas pessoas ou no ambiente e tecnologia.

Neste trabalho será somente abordado uma analise da abordagem comportamental e pela abordagem sistêmica, com o objetivo de fazer um comparativo entre ambas, além de poder demonstrar quais são os principais fatores que caracteriza cada uma delas.

1.1. Abordagem comportamental

A teoria comportamental ou Behaviorista teve seu marco na escola das relações humanas em que defendia a valorização do trabalhador com base da percepção de que os funcionários nem sempre seguiam comportamentos racionais ou baseados em sua satisfação.

Para fundamentar o comportamento organizacional essa teoria analisa o comportamento individual das pessoas e como elas se comportam em grupos dentro da organização, dessa forma os autores verificaram que é preciso considerar as necessidades humanas para compreender o comportamento, e então utilizar as ferramentas de motivação mais apropriadas, promovendo maior efetividade e qualidade no processo de trabalho.

Maslow foi um psicólogo e consultor americano que apresentou a teoria da motivação baseado nas necessidades humanas, organizando essas necessidades de forma hierárquica que pode ser visualizada em forma de pirâmide como a figura 1.

Figura 2: Pirâmide das necessidades de Maslow

Necessidades fisiológicas: São aquelas necessidades básicas que possuem uma importância fundamental na vida das pessoas, como alimentação, sono, abrigo, entre outras.

Necessidades de segurança: Constitui o segundo nível da pirâmide, e são aquelas necessidades relacionadas segurança tanto no estado físico, psicológico, econômico e familiar.

Necessidades sociais: Estão no terceiro nível e são aquelas necessidades afetivas, em que o indivíduo tem a sensação de participação e aceitação por parte dos companheiros como amigos ou afeto amoroso.

Necessidade de estima: Localizadas no penúltimo estágio da pirâmide são de suma importância, pois se trata do modo como o individuo se auto-avalia, além da percepção de desenvolver-se promovendo a aceitação social e respeito.

Necessidade de auto-realização: Está no topo da pirâmide e demonstra a necessidade de cada pessoa em realizar sua própria potencial e procurar desenvolver-se para vir a ser tomar tudo o que pode ser, demonstra um nível de maturidade e aceitação muito elevado.

Os processos de administração das organizações estão muito relacionados aos valores que os fundadores inseriram naquele ambiente, por esta razão é necessário uma análise sobre como o comportamento das pessoas estão alinhados a determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com