TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academia de ginastica

Por:   •  23/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 5

O mercado:

O Brasil é o 2º país do mundo em número de academias de ginástica.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular, aponta que em 10 anos, o número de academias aumentou 21 vezes. Em 2000, o Brasil possuía 797 academias e de acordo com informações coletadas no último levantamento feito pelo Conselho Nacional de Educação Física em 2010, existem mais de 16 mil estabelecimentos em todo o País. Santa Catarina está na vice-liderança com cerca de 1.788 academias registradas. O estado apenas perde para São Paulo, que registra mais de 6.400 estabelecimentos.

Fonte: http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=4

Goiânia - Dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), entidade internacional do setor de esporte e saúde, mostram que, de 2007 a 2010, o número de academias no Brasil dobrou, chegando a 15.551, deixando o país atrás apenas dos Estados Unidos. Com faturamento de US$ 1,1 bilhão no último ano, a perspectiva da associação é de que o setor continue em crescimento no Brasil, impulsionado pela ascensão das classes econômicas C e D.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/numero-de-academias-dobra-em-tres-anos-no-brasil

Pesquisas mostram que os motivos que fomentaram o crescimento deste mercado puderam ser estratificados nas classes sociais, havendo para cada uma delas, uma de maior peso na decisão pela tomada de serviços, a qual podemos citar:

- Classes A e B e anova classe média brasileira, notou-se a ascensão por parte das mulheres, já que antes deste era um ambiente exclusivamente de homens;

-Classes C e D, que geraram maior incremento em números, a busca pela obtenção de padrão de beleza e a conscientização pela importância de ter um ganho de saúde por se estar em forma, foram os principais motivos.

- Classe E, a busca pelo padrão comercial de beleza e uma perceptível melhoria do padrão de vida ocasionada pelos programas sociais, foram os motores para esta transformação.

A academia:

- Localização, como foi escolhida a localização da academia?

Os critérios usados foram exposição do local, quantidade e fluxo de pessoas, carros e meios de transporte em geral.

- Inauguração, houve alguma campanha para atração de clientes e divulgação?

Foi feito um coquetel para convidados, onde além de ser mostrado o espaço e equipamentos, foram servidos chás e suplementos alimentares, por serem atualmente alvo de desejo dos clientes, como atrativo da inauguração.

- Quantidade de funcionários, quantos e quais são os funcionários e como eles foram quantificados?

A legislação atual limita-se a exigir que haja no estabelecimento apenas um profissional registrado junto ao conselho estadual de educação física, como responsável técnico pelo empreendimento, ficando os demais funcionários a critério do empreendedor e da demanda surgida. O bom senso orienta que sejam profissionais ligados à área de educação física, formados ou em final de graduação, estagiários e correlatos aos interesses do consumidor (nutricionistas, fisioterapeutas entre outras) que auxiliarão ao consumidor atingir os resultados pretendidos.

- Área do empreendimento, qual o tamanho e a capacidade de atendimento em área e em profissionais?

Inicialmente cabe salientar que não existe legislação determinando o tamanho e os espaços entre equipamentos, apenas literatura acessória elaborada por profissionais da área de educação física, que baseados em diversos biótipos sugerem uma distribuição e espaçamento. O empreendimento atualmente conta com um a área 396 m², onde a distribuição dos equipamentos seguiu um consenso baseado na experiência dos profissionais que lá atuam.

- Quantidade de clientes;

Atualmente 302.

- Tempo de manutenção dos equipamentos;

As manutenções preventivas, que envolvem lubrificações, ajustes e regulagens causadas pelo desgaste natural dos equipamentos, são realizadas semanalmente. Já as manutenções corretivas, ocorrem imediatamente ao surgimento do problema, ou agendadas quando da necessidade de uma intervenção de maior grau, tipo alteração da estrutura do equipamento em questão.

- Investimento inicial.

O investimento inicial previsto em torno de R$ 70.000,00.

ANALISE TEÓRICA

Setor de economia – TERCIÁRIO

1 – CARACTERISTICAS DOS SERVIÇOS

INTANGIBILIDADE: a necessidade da orientação de um profissional de educação física.

PERICIBILIIDADE: a ausência do aluno causa ociosidade do serviço, (equipamentos e profissional)

SIMUTANEIDADE: fazendo o exercício, há ganho de massa muscular, utilização das maquinas e do profissional, havendo ganho em tempo real.

HETEROGENEIDADE: adaptado a necessidade de cada cliente.

2 – NATUREZA DOS SERVIÇOS: processamento de pessoa

Através de uma série de exercícios e equipamentos apropriados e sob a orientação de um profissional da área de educação física, o cliente desenvolve atividades físicas que resultarão em um desenvolvimento físico e de saúde.

3 – TOMADA DE DECISÃO:

3.1) Estímulo:

Comercial:

- O estilo das instalações do empreendimento e a localização, que permitem a visão das pessoas felizes e satisfeitas ao realizarem atividades físicas;

- A decoração através de um letreiro informativo do empreendimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com