TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação Cultural Organizacional

Por:   •  17/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Adaptação Cultural (por Breno Moreira)

No contexto deste tema, as empresas estão percebendo a importância da adaptação cultural dos colaboradores ao ambiente de trabalho, ao time em que está inserido e aos colegas.

“A Cultura é transmitida aos funcionários por meio de diversas maneiras, sendo que as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem. ” (ROBBINS, 2010, p. 512).

De acordo com Robbins (2010), existem quatro maneiras de você transmitir a cultura de uma organização para os funcionários. As histórias, onde executivos e membros da organização transmitem alguns acontecimentos da organização para os outros funcionários, vinculando o presente do passado e explicando o porquê da empresa agir da maneira atual; Rituais, onde você transmite para o funcionário os valores da organização, o que é realmente importante e o que não é. O ritual serve para transmitir um pouco da cultura comercial da organização; Símbolos Materiais pode ser visto como o tamanho da empresa que você trabalha, o vestuário dos funcionários, o carro disponível para os executivos são maneiras de identificar a cultura da empresa. Algumas organizações obrigam seus membros a se vestirem socialmente para ir trabalhar, e outras não acha que esse símbolo material seja algo relevante para a cultura organizacional, deixando seus funcionários irem trabalhar vestindo uma roupa um pouco mais casual; Linguagem é outra ferramenta que é possível identificar um pouco mais sobre a cultura organizacional da empresa. Ex: Quando a Apple lançou um smartphone chamado Iphone, foi uma linguagem utilizada pela empresa para que seus membros se identifiquem mais com a organização.

“No cerne da cultura de toda organização existe um conjunto de normas e valores fundamentais que moldam os comportamentos dos membros e os ajudam a entender a organização. ” (WAGNER, 2002, p. 367).

De acordo com Wood Jr (2000), apesar das dificuldades práticas que a cultura organizacional apresenta, a capacidade de gerenciamento de uma multinacional é dada pela diversidade. Pois o desafio de uma multinacional é criar uma sintonia entre as diversas culturas. A dificuldade na junção de pessoas de diversas culturas faz com que uma organização integre pessoas, e estas trazem para dentro da organização experiências diversas e parecidas.

Relacionando a pesquisa com o nosso problema, vejo que a adaptação cultural dos colaboradores é de extrema importância. As empresas, com o passar do tempo, perceberam que se o colaborador está satisfeito com o que a empresa lhe oferece, ele produz e rende mais. Hoje não se fala apenas em qualidade, muitas empresas dão extrema importância para a satisfação e adaptação de seus colaboradores tanto na qualidade de vida no trabalho quanto na vida pessoal. Quando envolve a adaptação dos colaboradores englobam-se muitos assuntos como: o ambiente de trabalho, cultura da empresa, equipe de trabalho, clima da organização, motivação entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com