TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de recursos humanos

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2][pic 1]

ATIVIDADE AULA 01:

01. Defina, Caracterize política de Avaliação de Desempenho; Pode utilizar citações da aula e ou outras pesquisas bibliográficas. De que forma A Avaliação de Desempenho realizada por uma organização pode ser vista como um diferencial de competitividade? Liste os aspectos que você considerar importante.

Avaliação de desempenho é uma estratégia ara assegurar resultados e melhorar as  relações internas entre gerente e avaliadores. A organização que avalia os empregados desenvolve um canal de comunicação aberto e de confiança.

02. Liste e comente sobre os métodos que podem ser utilizados na AD;

Relatórios verbais: Método simples de fácil aplicação consiste no relato verbal que o avaliador faz sobre o avaliado. Pode ser considerado um método incompleto, pois o avaliador pode esquecer-se de detalhes importantes pela falta de relatórios.

Relatórios escritos: Método com relatos emitidos pelo avaliador de forma escrita. Tem como pontos fortes a liberdade de expressão e rapidez em sua emissão, porém existem algumas falhas por não permitir tabulação de dados e não ser um método padronizado.

Escalas gráficas: Método baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentado nas linhas os fatores de avaliação e desempenho e nas colunas os graus desse desempenho. Tem facilidade de elaboração, é um método rápido e permite uma visão dos vários fatores de avaliação.

Método da Escolha forçada: consiste em avaliar o desempenho dos avaliados por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual. Apresenta como vantagem ser um método superior aos demais processos, apresenta maior facilidade de adaptação e permite maior identificação das diferenças individuais no desempenho das funções e do trabalho e a desvantagem é a elaboração demorada e muita pesquisa.

Método de pesquisa de campo: Avaliação feita com base em entrevista de um especialista de desempenho com o superior do avaliado, avaliando o desempenho do empregado  identificando as causas, origens e motivos de tal desempenho. Esse método permite um planejamento de ação capaz de remover os obstáculos e proporciona melhorias no desempenho, e as desvantagens são o custo operacional elevado e a morosidade no processamento.

Método de incidente critico: consiste em avaliar o comportamento do funcionário, registrando o histórico e o “comportamento critico do avaliado”. Consiste em registrar toda situação onde o funcionário realiza um trabalho excepcional ou, ao contrario executa um determinado serviço de forma negativa. Esse método não é recomendado para se obter do avaliado informações objetivas, suas vantagens tem como orientar e aconselhar o funcionário.

Autoavaliação: Método simples que permite ao avaliado a fazer uma analise do seu desempenho, apontando seus pontos fortes e pontos fracos.

Avaliação por resultados: método onde é feito uma comparação periódica entre os resultados fixados para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

ATIVIDADE AULA 02:

01.  Elabore um texto (mínimo 10 e máximo 15 linhas), conceituando e classificando Avaliação e Classificação de Cargo, comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;

Avaliação de cargos é todo o processo que consiste em etapas para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa. Consiste também no conjunto de técnicas, por intermédio das quais se analisa, compara e valoriza cargos, através de métodos estabelecidos e apropriados, com vistas a dar um valor relativo “status”, uma posição do cargo na estrutura organizacional e construir uma hierarquia de cargos, permitindo a padronização desses cargos e os mecanismos para o estabelecimento da estrutura salarial.
A avaliação de cargos é muito importante, pois com ela é possível reduzir conflitos departamentais entre os diversos cargos da organização, promover a justiça e ética, valorizar os talentos que ocupam os respectivos cargo, evitar as decisões arbitrárias e o desequilíbrio salarial interno, valorizar as competências e as habilidades das pessoas , promover um melhor clima organizacional e manter o nível de motivação elevado.

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com