TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm mercadologica - etapa 1 e 2

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 13

1-INTRODUÇÃO

        O propósito deste trabalho é refletir sobre a importância do planejamento de marketing na gestão das empresas, analisando como melhor aplicarmos algumas ferramentas frente ao mercado competitivo o que envolve uma observação minuciosa em todo o contexto da empresa.

        Conforme  KOTLER, o Marketing é nada mais que um processo social e gerencial,
pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessariamente precisam e desejam através da
criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, ou seja, é o processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de bens tangíveis, serviços, ideias, pessoas e lugares para realizar objetivos individuais e organizacionais. Este estudo apresenta os resultados da implantação de um planejamento de marketing tomando como base os 4P’s.

        Também conhecido, como Mix de Marketing, que formam um conjunto de estratégias relacionadas ao mercado, atingindo assim o maior número possível de consumidores e alavancando as vendas.

2-MARKETING

Em inglês, Market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado, o mesmo estuda causas e mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: Preço, Distribuição, Comunicação e Produto ou seja, em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante, seu objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível, aplicando conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem das opiniões.

Na primeira década do século XXI as empresas foram desafiadas a prosperarem financeiramente para tentarem se desenvolver no ambiente de mercado que não perdoava erros e para lidar com esses desafios o marketing vem desempenhando um papel-chave pois busca maximizar o consumo, para que a satisfação do consumidor, seja a escolha e a qualidade de vida vendendo a imagem de que somente desta forma poderá ser feliz. Assim é fato dizer que o trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda, pois ele é o investigador do mercado, ajudando na introdução da aceitação de novos produtos que facilitam e enriquecem a vida das pessoas. No conceito de marketing a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adapta-las a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.

Philip Kotler e Kevin L. Keller descrevem o mercado como um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações relativas a um determinado produto ou classe de produto, com o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa, assim o marketing digital consiste em uma abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para atingir os seus objetivos.

3-  MIX DE MARKETING

        É um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo. Neil Borden nos anos 60 apresentou o conceito de que uma lista de elementos importantes ou "ingredientes" que permitem desenvolver o programa de marketing de uma empresa, está baseado na expressão utilizada por James Culliton que caracteriza um executivo de marketing como um "misturador de ingredientes".

        O mix de marketing formulado por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing trata-se de um conjunto de interesses para os quais as organizações devem estar atentas a fim de atingir seus objetivos de expansão do negócio, segundo Borden, os 4 P’s resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix identificados e congregam todas as variáveis do marketing em quatro "variáveis básicas ou seja: Produto, Preço, Praça, ponto de venda/distribuição e Promoção. Entretanto, a grande maioria das pequenas empresas possui um produto, tangível ou intangível, o qual é ofertado ao mercado a um preço e procura atingir a praça através de alguma forma de promoção, adequando e gerindo cada elemento do mix de marketing de forma estratégica para que as micros e pequenas empresas atinjam o sucesso e o crescimento dentro da sua realidade.

        No contexto atual, a tangibilidade e a intangibilidade do produto cada vez mais estão entrelaçadas, pois produto mesmo tangível pode ser agregado de um serviço, manutenção ou de atendimento, fatores estes intangíveis, portanto, o serviço (a intangibilidade) torna-se como um diferencial competitivo das organizações.

        No caso das micro e pequenas empresas, são estas variáveis que podem fazer a diferença no poder de decisão do consumidor, cabe citar que o produto é um elemento-chave da oferta com a consequência de agregar valor e transformar este serviço em fonte de vantagem competitiva no mercado, importante ressaltar que uma gestão precária nesta área pode ameaçar a sobrevivência da organização, qualquer deslize pode ser fatal, visto que devido às limitações impostas a estas organizações, o primordial é exatamente o relacionamento com os clientes internos e externos, assim, a manutenção destes clientes será atingida mediante ao respeito pelo mesmo, a pontualidade no atendimento e à ética nos negócios.

        Preço é a quantia monetária cobrada na aquisição de um bem ou serviço, aquilo de que se abdica na aquisição de um produto, ou em sentido mais lato, "a soma de todos os valores” que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço e serve como medida de avaliação entre diferentes alternativas de produtos quer em termos do sacrifício que se faz na sua compra (o custo monetário ou temporal), quer como forma de inferir acerca da sua qualidade.

        O processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação, a definição do preço de um produto deve ter em conta o valor criado para o consumidor, entretanto, há empresas que produzem produtos com qualidade, mas com pouco valor para o cliente, lógica essa que está por trás da definição de preços baseados nos custos, existem duas formas comuns de 3.1-Definição de Preços:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com