TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm tga resenha cap 1

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Seção 1

As organizações e a administração

São organizações grupos de pessoas que se unem para um mesmo objetivo empresarial; logo, toda organização tem um fim ou um propósito que justificam-lhe a existência.

Os integrantes da organizações tomam decisões e realizam tarefas de forma a alcançar seus objetivos. A estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, o estabelecimento de relações de autoridade entre seus membros, entre outros.

A qualidade da administração confere às organizações o sucesso ou não. Assim são determinantes a eficácia e a eficiência na coordenação do trabalho dos integrantes e na destinação de recursos organizacionais.

Entende-se por eficiência a capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização dos seus recursos; logo, quanto maior a produtividade, maior a eficiência. Já a eficácia consiste na escolha certa dos objetivos certos a fim de conseguir atingi-los.

Assim, uma administração bem sucedida consiste na obtenção simultânea de eficácia e eficiência na utilização dos recursos organizacionais.

Níveis organizacionais

Os administradores são divididos em três níveis hierárquicos:

Nível estratégico: o mais elevado da hierarquia organizacional,sendo ocupado por poucas pessoas dentro a organização. É responsável pelas principais decisões bem como pela interação dentro a organização e seu ambiente externo.

Nível tático: formado por administradores cuja função é coordenar atividades de níveis mais baixos. É responsável pela tradução das políticas e regras definidas pelo nível estratégico .

Nível operacional: o mais baixo da hierarquia, sendo composto por pessoas responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas.

O processo de administração

Há, na administração quatro funções interligadas:

Planejar: estipular os objetivos a serem atingidos, definir estratégias e ações , especificar no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.

Organizar: distribuir tarefas e recursos entre os membros da organização.

Dirigir: liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas dentro da organização, bem como selecionar o canal de comunicação mais adequado para resolver conflitos entre os subordinados.

Controlar: monitorar e avaliar o desempenho da organização, comparando aos objetivos planejados e corrigir os desvios que se verifiquem.

As áreas funcionais da organização

As áreas funcionais de uma organização representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos da organização. As mais comuns são: produção, comercial e marketing, finanças e recursos humanos.

Os papéis do administrador

Todos os administradores desempenham papéis:

Interpessoais: envolvem a relação dos administradores com membros da organização ou do meio externo a ela.

Informacionais: envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho do administrador.

Decisórios: envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisões.

Decisórios

Informacionais

Interpessoais

Negociador

Administrador de recursos

Solucionador de Conflitos

Empreendedor

Porta - voz

Disseminador

Monitor

Elemento de ligação

Líder

Símbolo

As habilidades do administrador

A habilidade é potencial de realização, a facilidade de lidar com tarefas. Segundo Robert Katz há três tipos básicos de habilidades em um administrador:

Conceituais: relacionadas à capacidade para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. (Nível estratégico).

Humanas: relacionadas à capacidade do administrador de trabalhar e se comunicar com outras pessoas. (Nível tático).

Técnicas: relacionadas à capacidade para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados. (Nível operacional).

Estilo brasileiro de administrar

São nove os traços culturais característicos dos administradores brasileiros:

1. Concentração do poder: tendência de centralizar o poder e a autoridade no líder. As decisões são unilaterais, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com