TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao organizacional

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Charleton Gonçalves Muniz

Tamiris Souza da Silva

Jaynne Pereira Silva

Douglas Assis Ribeiro

Daniel Alves Oliveira

Gestão Empresarial

(Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial; Ética, Política e Sociedade)

[pic 4]

ITUIUTABA

2013

        

Charleton Gonçalves Muniz

Tamiris Souza da Silva

Jaynne Pereira Silva

Douglas Assis Ribeiro

Daniel Alves Oliveira

Gestão Empresarial

(Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial; Ética, Política e Sociedade)

         Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito para a obtenção de crédito na disciplina Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade e Seminário.

                                                                                    Tutores Orientadores: Regina Malassise; Marcelo Viegas; Wilson Sanches; Márcia Bastos e Henry Nonaka.

                     

   

         

[pic 5]

ITUIUTABA

2014

SUMÁRIO

1 Introdução...............................................................................................        04

2 Desenvolvimento...................................................................................        05

3 Considerações Finais............................................................................        10

4 Referências Bibliográficas....................................................................        11                


1 Introdução

Esta produção textual é resultante de uma pesquisa de campo, através da qual nos propomos a conhecer mais profundamente a empresa: Mogiano Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA, nome fantasia Supermercado São Cristóvão, suas rotinas, número de funcionários, produtos comercializados, etc. O texto faz um apanhado geral das principais características desta empresa, atrelando-os às teorias que foram estudadas por nós neste segundo semestre do curso de administração da UNOPAR e identificando quais delas estão presentes no cotidiano da empresa em questão. Como sabemos a economia esta subdividida em macroeconomia e microeconomia. Na situação do comércio no qual realizamos esta pesquisa de campo, notamos que este se trata de uma pequena empresa, bastante estabilizada, que pertence a esfera da microeconomia e que cumpre com todas as suas obrigações fiscais e tributárias, além de manter um rigoroso controle das entradas e saídas por meio do uso de medidas estatísticas.

.

2 Desenvolvimento

PRIMEIRA ETAPA: O DEMPENHO DA EMPRESA DENTRO DA MICROECONOMIA

O Mogiano Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA, conhecida pelo nome fantasia de Supermercado São Cristovão está localizado na Avenida Amazonas, nº 3865, no bairro Ibirapuera, nesta cidade. Esta empresa que atua há 23 anos no mercado varejista de Vitória da Conquista comercializa produtos variados, tais como: Gêneros alimentos;
Bebidas; Material de limpeza; Utensílios domésticos; Material escolar;
Etc.

Durante estes 23 anos de atuação no comercio o Supermercado São Cristóvão, que hoje conta com 10 funcionários no seu quadro efetivo, adquiriu uma clientela bastante diversificada, que apresenta diferentes interesses e padrões econômicos, observa-se desde crianças, que realizam pequenas compras – muitas vezes de um item apenas, bem como jovens, adultos e até idosos. Contudo, segundo o relato do proprietário, o Sr. Antonio, a maior parte dos clientes do estabelecimento é composta por mulheres na faixa etária entre 25 e 45 anos.

O perfil de renda dos clientes pode ser estimado com base nas compras que estes realizam. Bem verdade que não podemos afirmar com exatidão o valor da renda familiar de cada cliente, mas, fazendo uma breve análise dos diversos fatores presentes neste comércio, tais como a localização do supermercado (em um bairro no qual boa parte dos moradores são de classe média/baixa) e o valor das compras de clientes que compram no estabelecimento com regularidade, pode-se supor que a renda dos clientes do Supermercado São Cristóvão seja em média de um à três salários mínimos.
Por se tratar de comercio de produtos diversos, que apresenta variações tanto de itens, quanto marcas – consecutivamente de preços – podem perceber que poucos são os clientes que se mantém fieis às marcas dos produtos. A substituição de um produto por outro é algo muito peculiar de cada cliente, podendo ocorrer ou não, em alguns casos (raros) o cliente se mantém fiel a uma determinada marca mesmo que as outras marcas apresentem um preço melhor, como ocorre com o sabão em pó Omo, por exemplo. Os clientes se mantém fieis a algumas marcas devido à “força” que elas representam na mídia, conforme estudamos sobre a influência dos meios de comunicação no mercado consumidor no decorrer deste semestre letivo.
Veja abaixo um quadro com alguns exemplos de marcas que alguns clientes consideram insubstituíveis e ao lado outra marca correspondente ao mesmo produto: Marca procurada pelo cliente: Marca de igual qualidade:
Esponja de lã de aço BOMBRIL Esponja de lã de aço ASSOLAN Caldo de Galinha KNNOR Caldo de Galinha MAGGI Óleo de soja SOYA Óleo de soja SALADA Água sanitária Q’BOA Água sanitária TEIÚ

Tento como parâmetro de análise os clientes que realizam compras mensais no estabelecimento, principalmente de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, calcula-se, por meio das médias aritméticas, que a média de gasto para cada cliente é de R$: 400,00 (quatrocentos reias).
Os meios de pagamento costumam variar de acordo com o valor da compra e com o poder aquisitivo do cliente, em geral compras com valores pequenos abaixo de R$ 20,00 (vinte reais) são pagas à vista – em dinheiro ou débito em conta, quando se trata de compras maiores e de clientes regulares os meios de pagamento mais comuns são os cartões de crédito e tickets alimentação, com prazos de até 30 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (470.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com