TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Contemporânea Exercício Pensamento Sistêmico

Por:   •  22/11/2021  •  Abstract  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Administração contemporânea

Exercício pensamento sistêmico

1. O que é sistema?

Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes que formam um todo. Quase tudo na vida é formado por sistemas. Sistemas são os que têm alguma espécie de relação ou interação das partes.

2. Como os sistemas são organizados? Dê exemplo de cada uma dessas partes.

São organizados em 3 partes:

  1. Entradas: matéria prima, funcionários, equipamentos, problemas, investimentos
  2. Processos: são atividades internas da empresa como: produção, transformação, consultoria
  3. Saída: prejuízo/lucro da empresa, pagamento de impostos, produto acabado, salário dos funcionários.

3. Como o pensamento sistêmico lida com qualquer problema?

Ele evita agir sobre um problema de forma isolada, mas sim, lidar com ele dentro do contexto de outros problemas relacionados; estabelecer relações de causa e efeito de forma cíclica em vez de linear.

4. O que é sinergia?

As sinergias empresariais podem ser definidas como o esforço realizado pelas várias partes de uma empresa em prol de um bem comum ou um resultado financeiro desejado.

Por exemplo, uma grande empresa que contém apenas o departamento de RH. Esta empresa teria dificuldades em realizar as suas operações. Da mesma forma, se está empresa é composta apenas pelo seu corpo diretivo, sem o apoio de um RH, a empresa pode ter dificuldades em realizar as suas tarefas da maneira mais eficiente possível. No entanto, se o corpo diretivo, for aliado a um bom departamento de RH, que dê apoio às operações da empresa, ela provavelmente terá sucesso. A união entre os dois departamentos agrega muito mais para a empresa do que se cada departamento trabalhasse sozinho, portanto, isto é um exemplo de sinergia.

5. O que é feedback e pra que serve?

A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, essa tradução pode ser tida como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento.

Em outras palavras, o conceito de feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.

Basicamente, esse conceito é aplicado quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torna-la melhor. Isso faz com que o desempenho melhore, e que a pessoa descubra algo que ela nunca percebeu.

6. Cite 2 problemas complexos da sociedade moderna.

Transito: é um problema que envolve anos de negligência do governo, o crescimento exponencial da população e consequentemente o aumento do número de veículos em circulação.

7. De exemplo de sistema e seus principais subsistemas.

Um exemplo de sistema é o próprio corpo humano (que troca a todo momento matéria e energia com o mundo ao seu redor) e as organizações (desempenhando papel fundamental para todos os indivíduos e às sociedades). E seus subsistemas são os próprios sistemas internos como o sistema nervoso, sistema circulatório, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com