TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Histórico

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

ARTIGO PARA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Este trabalho apresenta os elementos aos quais a ciência que hoje conhecemos como Administração foi construída; introduz a formação dos conceitos, além de destaca-los e mostrar suas aplicações nos dias de hoje. A escola clássica também é evidenciada em sua devida importância, demonstrando as significativas contribuições de grandes percursores e suas teorias, como Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber. Além das principais teorias que fundaram a Administração contemporânea, o homem é igualmente analisado, porém, dentro das organizações e levando em conta o comportamento e a motivação.

Palavras-chave: Administração, Escola Clássica, Comportamento.

1 INTRODUÇÃO

Ao pensarmos na palavra administração, logo nos vêm à cabeça seus pilares fundamentais: planejamento, liderança, organização, direção e controle, porém, as informações encontradas em um ambiente organizacional também são de extrema importância devido à variedade e maleabilidade de conteúdo que é encontrado. O conceito de administração tem em sua bagagem diversas significâncias, podendo ser entendido como uma governabilidade, a gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam ordenadas com planejamento, organização, direção, e controle. Ainda segundo Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov em Administração (2003), administrar é trabalhar com ou por meio de outras pessoas, buscando cumprir os objetivos dentro da organização.

Levando em conta as organizações é notável que apesar de diversas, possuem uma estrutura hierárquica com suas regras e padrões, buscando facilitar a autonomia interna, e consequentemente, tornar mais rápido o processo de desenvolvimento dos produtos e serviços. As pessoas são as chaves mais importantes para as organizações, e seus comportamentos interferem diretamente no sucesso ou no fracasso da empresa: por isso é necessário um líder. Um líder precisa ser motivado e motivador, competente, deve conseguir conquistar e conhecer as pessoas, ter habilidades e intercalar objetivos pessoais e organizacionais. Há uma necessidade dos funcionários de ter incentivos para que o trabalho evolua, os estímulos são obrigatórios para que a motivação pelo trabalho continue gerando resultados para a empresa.

Alguns conceitos ainda são previamente necessários para compreensão dos processos administrativos que serão tratados, como os de eficiência e eficácia. Para Peter Drucker, o pai da Administração moderna, a eficiência está ligada ao nível operacional, na busca de realizar as operações e atingir os objetivos e metas. Eficiência se difere de eficácia, que segundo Drucker, esta ligada ao nível gerencial, ou seja, fazer as coisas levando em conta as formas corretas com as quais devem ser realizadas, com o menor custo, menor tempo e com a qualidade compactuada.

2 ESCOLA CLÁSSICA

Historicamente na existência humana sempre existiram formas, desde as mais simples até as mais complexas, de administrar as organizações, porém o estudo e a elaboração de ideias e teorias a respeito da Administração foram muito lentos até o século XIX e passaram por arrancada no século XX a partir da Revolução Industrial. Com a necessidade de entender e colocar em prática os sistemas produtivos provenientes da revolução, estudiosos passaram a criar e sistematizar os elementos administrativos dando origem assim á Escola Clássica, onde os primeiros princípios, as primeiras experiências e as primeiras soluções foram criados.

2.1 Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro americano nascido na Filadélfia e teve seu nome gravado nas bases da Escola Clássica graças a sua teorização da Administração Científica. Para Taylor tanto a organização quanto a Administração deveriam ser analisadas e tratadas cientificamente e, certo disso, passou a implantar metodologias científicas nas diversas fases da produção. Os estudos para implantação desses métodos foram denominados de Sistemáticos e Científicos do tempo, envolviam a análise de tempos, distâncias, desgaste dos colaboradores e outras grandezas e tinham como principal objetivo definir valores salariais baseados na capacidade produtiva do colaborador, aprimorar o trabalho operacional com a racionalização dos movimentos, diminuir os custos e maximizar a capacidade produtiva.

Taylor ainda, vista a necessidade de racionalizar, padronizar e definir normas de conduta aos administradores, determinou quatro princípios que deveriam ser seguidos pela gerência, sendo eles:

• Princípio de planejamento: Substituir a atuação empírica, por todos baseados em procedimentos científicos;

• Princípio de preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores, baseados em suas aptidões e capacidades, além de treina-los para maximizar e compactuar a qualidade de sua capacidade produtiva;

• Princípio de controle: Verificar o trabalho para certificar de que tudo esta sendo corretamente executado e de acordo com os métodos estabelecidos;

• Princípio de execução: Garantir a disciplina na execução do trabalho através distribuição de atribuições e responsabilidades.

2.1.1 Críticas à Administração Científica:

Assim como outras obras, a de Taylor também é passível de críticas, que não influenciam na grandeza de sua participação na fundação das teorias administrativas. Por se tratar de algo novo, as mudanças propostas trouxeram algumas preocupações e preconceitos, e nelas foram baseadas as críticas. Para os críticos Taylor tornou microscópica a visão sobre o homem, já que passou a vê-lo somente como empregado e não mais como um ser humano e social, além de predispor que os empregados não devem possuir poder de iniciativa e influência e manterem-se passivos as ordens e ao trabalho. Ainda existiam críticas sobre a robotização do homem graças a superespecialização (tornar o colaboradores especialistas nas micro-tarefas que realizavam) e sobre a seleção científica do trabalho, já que ao selecionar o empregado pelas suas aptidões tornava o mercado de trabalho mais competitivo e profissional.

2.2 Henry Ford e a Administração Mecanicista

O também americano Henry Ford iniciou sua vida como mecânico, porém ao mecanizar, procedimentar e criar rotinas para os princípios de Frederick Taylor tornou-se o mais importante precursor da Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com