TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Hospitalar

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Pará- UFPA

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- ICSA

Faculdade de Administração-FAAD

Campus Universitário de Bragança

Disciplina: Administração Hospitalar

Prof.ª. Msc. Benedita Diniz  

Gean Silva Mafra

Isaque Campelo

Jairo Neves da Costa

Jorge Luiz

Levi Vieira

Weverton Barros

GESTÃO DE PESSOAS NO HOPITAL DAS CLÍNICAS DE BRAGANÇA-PARÁ

[pic 2]

BRAGANÇA-PA, 2017.

  1. INTRODUÇÃO

A Gestão de Recursos Humanos em hospitais do sistema de saúde demonstra a Interface da importância dos recursos humanos, refletindo substancialmente no desempenho das atividades assistenciais, tendo como resultados a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos usuários.

A área da saúde se caracteriza por uma grande demanda de mão obra qualificada, exigindo as técnicas de Gestão de Recursos Humanos, para suprir essas necessidades, demonstrando um desafio para as Instituições de saúde na gestão de pessoas.

Este trabalho foi realizado no Hospital das Clinicas de Bragança, localizado no município de Bragança-PA, cujo fundador o médico Douglas Brawn, possuindo hoje a gestão da Str. Glafira Brawn, no qual procura desenvolver o papel da gestão de RH, sendo considerado dentro do cenário organizacional, muito importante e faz parte do planejamento estratégico da Instituição.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1      GESTÃO HOSPITALAR  

A gestão hospitalar é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizado na administração dos serviços de Saúde oferecidos pelas organizações hospitalares, tem como objetivo oferecer qualidade, eficiência e produtividade no atendimento aos pacientes (público), por meio de técnicas de planejamento, organização, gerenciamento, liderança e controle, tendo como foco central o paciente (SANTOS, 2010).

Desse modo, é preciso que se tenha um bom planejamento estratégico das organizações hospitalares, a fim de alcançar suas metas. Para isso, tal planejamento deve buscar detalhar, passo a passo como se alcançarão os objetivos, estabelecendo o que a empresa deve fazer antes da necessária ação (CHIAVENATO, 1994).

 

  1. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

         A administração de recursos humanos é encontrada tanto em hospitais, públicos como nos privados. Porém, Ribeiro (1970, p.52) afirma que não existe uma gestão de pessoal pública e outra gestão pessoal privada. Essa área da administração é única. Seus princípios são válidos e são aplicados quer para o serviço público, quer para as organizações particulares. Os procedimentos, estes sim tem que se conformar à especial natureza e finalidade de uma e outra administração. Tal fato, porém, não subtrai importância ou valor à ciência.

        Para se ter uma verdadeira administração de recursos humanos na área da saúde, o papel do líder é fundamental. Seus preceitos e motivação trazem para uma organização o verdadeiro sentido da palavra comprometimento, que é a chave de todo desenvolvimento de pessoas (recursos humanos) numa empresa e também numa instituição de saúde, que tem como missão ser uma empresa de prestação de serviços de saúde com qualidade. Sabe-se que a qualidade só se adquire através de pessoas comprometidas com qualidade, ou seja, qualificadas e motivadas (BERTELLI, 2004).

        No presente contexto, podemos identificar no campo da saúde, uma crise resultante de problemas relacionados a seus recursos humanos no que tange ao contexto e ao conteúdo do trabalho, ou seja: escassez, má distribuição, condições inadequadas de trabalho, conhecimento e competências limitados, estratégias equivocadas de gestão, infelicidade e baixa autoestima do trabalhador da área da saúde, aliados à assistência insuficiente e de qualidade muito questionada e sanar essa crise, passa a ser o desafio da administração de recurso humanos das instituições de saúde (MARZIALE; MENDES, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com