TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadologica

Por:   •  3/4/2015  •  Dissertação  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1 (Equipe) Pesquisar sobre Plano de Marketing.

     Para uma organização sobreviver e ter sucesso em um mundo cada vez mais globalizado com mudanças,evoluções e variações de mercado é necessário desenvolver um Plano de Marketing  elaborado e definido a fim de se ter vantagem competitiva frente ao mercado concorrente. Um plano de marketing é uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor, incentivando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes e consumidores e como consequencia levar a organização ao progresso.

   O primeiro passo é analisar o ambiente de marketing e avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar e entender quem são os seus clientes: Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo.Avaliar de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais players do  mercado e definir as estratégias e ações estabelecendo um  objetivo do plano. Por fim estabeleçer um cronograma monitorando a duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

   Um plano de Marketing bem estruturado oferece ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes tornando a empresa menos vulnerável às crises, que podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos.

    A periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, que são :

  • Produto
  • Preço
  • Ponto
  • Promoção

Produto – Considero o “P” mais importante.  A definição do produto, ou serviço, a ser oferecido pela empresa é o ponto de partida . A alma de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente.

Preço – É a definição do valor que você irá cobrar pelo seu produto ou serviço, deve ir ao encontro da realidade do seu consumidor.

Ponto –  o segundo “P” mais importante, o bom ponto de venda  servirá para fazer a diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço físico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.

Promoção - Este é um sinônimo de divulgação do produto. É indispensável para garantir que o consumidor veja o que você oferece como primeira alternativa quando pensar em adquirir algo na categoria.

   As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:

Análise da Situação - O primeiro passo nesta etapa é a definição da estrutura de negócios da organização, o estado atual da organização, relacionando os processos internos e externos de negócio.

Definir o Público-Alvo - A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir.

Oportunidades e Ameaças do Mercado – Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, pois administrar um negócio significa conhecer os ambientes interno e externo da organização, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.

Análise da Concorrência – A análise da concorrência é uma questão fundamental para a formulação de um Plano de Marketing adequado à realidade do mercado atual e potencial em um setor de negócios.É neste item que sera identificada as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o  negócio.

Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio –  a análise SWOT. Identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio para poder obter vantagem competitiva. Com estas informações podemos estabelecer metas e objetivos de Marketing a serem alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com