TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública Disciplina: Filosofia e Ética

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Aluna: Mônica Gonçalves Fonseca

Polo: Campo Grande

1-Diferenciar entre o conceito Kantiano de modernidade apresentado ao falar do Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

    A filosofia antiga se preocupava em explicar a origem do mundo, observava-se uma predominância a contemplação dos fenômenos da natureza. Havia uma visão fraternal, amorosa, sobre a relação entre os indivíduos da sociedade, acreditava-se em uma lei natural, onde todos são filhos Deus.     Com o crescimento  do Cristianismo surgiu a necessidade de uma organização, uma racionalização  dos conceitos religiosos surgindo assim a Teologia. Durante um bom tempo a teologia (ciência sobre Deus) e o pensamento racional andaram de mãos dadas. Porém nem todos os indivíduos dessa sociedade que combinava a fé crista com a racionalidade humana eram cristãos, iniciando assim os debates sobre a existência de Deus durante a idade média.  A modernidade surge com o advento da tecnologia, das grandes navegações, mudanças na economia, uma nova visão de propriedade, formação de estados, crescimento do empirismo.

     Na modernidade aparece como o momento de liberdade de pensamento, de atitude, de valorização das atitudes individuais, nesse contexto podemos observar o a idade moderna, que tem como uma característica o surgimento do antropocentrismo, o ser humano passa a ser o protagonista, a busca pela inovação, pela evolução da ciência, pelo prazer ao trabalho, pela sabedoria individual, o crescimento do individualismo é outra característica da modernidade. Foi o momento onde mais se defendeu a capacidade humana para o controle de todas as coisas. Foi na modernidade que surgiu o iluminismo, um fenômeno que buscava o esclarecimento, o conhecimento pela razão humana, pela ciência, pela literatura e artes. Uma de suas característica foi o abando dos argumentos fundamentados nas crenças religiosas, o homem era livre no seu pensamento, passando a ter liberdade e domínio sobre si. No iluminismo diz que pela razão se alcançaria o progresso. O conceito de Kant sobre a modernidade,  apoiado pelo iluminismo se caracteriza pela defesa da  primazia do individuo definindo a maioridade do indivíduo, o direito de escolher sozinho o seu caminho dentro de uma sociedade, sem a influencia da religião e com ela  a responsabilidade nos atos praticados e juntamente com a busca pelo conhecimento. Ele acreditava na maturidade, na coragem do indivíduo da idade moderna.  

     Hoje quando refletimos sobre modernidade, no senso comum, pensamos no que está acontecendo agora, dentro de um contexto social globalizado, pensamos na modernidade como a evolução da tecnologia, da ciência no mundo, mas não pensamos no indivíduo autônomo, dono do saber, responsável pelos seus atos, preocupados com a consequência dos nossos atos como indivíduo e no que isso pode impactar no futuro da humanidade. A principal diferença entre o conceito Kantiano de modernidade  para o nosso conceito atual é a responsabilidade que o indivíduo adquiri a partir do momento que ele se torna protagonista da sua própria vida. Atualmente vivemos numa sociedade onde o indivíduo tem o direito de escolher o seu caminho, mas não observamos a preocupação com a responsabilidade dos nossos atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com