TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública e Políticas Públicas

Por:   •  22/6/2019  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Sérgio Pereira da Silva

RESENHA

Administração pública e políticas públicas

Marta Ferreira Santos Farah

O objetivo da autora é analisar a história da consolidação da administração pública como disciplina científica, iniciando pelos USA a partir do século passado e correlacionando sua formatação no Brasil.

A justificativa se encontra na necessidade de entender a importância multidisciplinar e interdisciplinar da administração pública como disciplina, a qual demanda maior atenção para o ensino e para a pesquisa sobre políticas públicas.

A autora analisou a evolução histórica nos USA, desde o século passado, da aceitação da administração pública como disciplina científica. Esta visava a formação profissional de servidores para a implantação de políticas públicas imparciais e apolíticas. E desta forma, confrontava a administração pública com a política tradicional, a qual deixava a desejar no atendimento do interesse público por estar pautada no apadrinhamento e no patrimonialismo.

Nas últimas décadas, observou-se o movimento de análise das políticas públicas que visava reorientar a educação profissional para o serviço público com a proposta de diferenciação da administração pública. Consequentemente, ambas se influenciaram, e as políticas públicas foram incorporadas na administração pública.

Até então, a disciplina administração pública era focada na burocracia governamental. Porém, a necessidade de ampliar as fronteiras para além do Estado exigiu uma redefinição do termo público. Pois, precisavam ser consideradas as organizações não governamentais e as privadas que prestavam serviços públicos, criando assim, uma configuração multijurisdicional do Estado e exigindo uma revisão abordagem analítica das políticas públicas.

A autora, de forma inteligente, organizou o histórico deste artigo que evidenciou a identidade da disciplina frente aos desafios da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade contribuindo de forma relevante para os estudos das políticas públicas..

Desta forma, penso que o aprimoramento do curso de administração pública no Brasil requer uma reavaliação constante visando o seu aprimoramento, pois as políticas públicas precisam acompanhar a demanda dos problemas públicos e sociais e da agenda sistêmica e governamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com