TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Recursos Humanos II

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  2.232 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

ATIVIDADE AULA 05

01 - Conceitue e Caracterize Pesquisa Salarial; 

A pesquisa salarial é uma ferramenta e uma atividade da Administração de salários tradicional, uma atividade de investigação no mercado de trabalho, que muitas empresas praticam para levantar dados sobre cargos, salários, benefícios e assim por diante. Sendo separada por segmentos, porte, segmento de mercado ou por uma seleção de empresa.

02 - A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial? Pode se dizer que Pesquisa Salarial É modismo ou Necessidade?

É necessário observar a ética, o respeito, o sigilo e a reciprocidade, para se ganhar o respeito dos pesquisados. A pesquisa salarial é uma necessidade, pois fornece a empresa dados suficientes para estabelecer salários justos de acordo com o mercado ou o critério que a empresa decidir seguir.

03 - Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.

Questionários: Com este método é possível identificar o perfil e intenção salarial do cargo pesquisado, as atividades, os requisitos, os benefícios, a remuneração fixa e variável. É eficiente, pois oferece o detalhamento das informações necessárias para que a empresa possa estabelecer os salários.

Visitas a empresas: Através deste método a empresa pesquisadora obtém uma dimensão real de como a empresa é gerida através da sua missão, visão e valores. Este método é eficiente, pois promove o contato direto com a realidade.

 

04 – A pesquisa salarial é uma ação exclusiva de empresas que possui grande número de cargos? Essa ação de pesquisa pode ser utilizada por organizações de pequeno porte? Microempresas? Justifique

Não é exclusiva para empresas que possuem grande números de cargos, podendo ser utilizada por organizações de pequena, média e grande porte e inclusive por microempresas, independente se tem 5 ou 50 cargos, por exemplo. Isso pois, qualquer empresa pode se adequar ao salário e benefícios concedidos aos colaborados de acordo com o mercado de trabalho.

05 – Um dos papeis do Administrador e mediar a conciliação salarial entre empresa e colaboradores. Como deve atuar o Administrador nessa causa? Quais cuidados tomar? Argumente e exemplifique sua resposta.  

O administrador deve interpretar os dados coletados para tomar as melhores decisões e definir políticas eficazes de salários em uma empresa, não importa se é uma ferramenta tradicional ou não, o que não se deve é deixar de conhecer a sua realidade em relação ao mercado. Ou seja, o administrador é responsável por manter a empresa no mercado, com cargos que ofereça salários justos. Não deixando salários defasados, nem prejudicando a parte financeira da empresa por pagar salários maiores do que se pode, por exemplo.

ATIVIDADE AULA 06

01 - Conceitue e Caracterize Liderança;

A liderança é a atividade ou influencia que uma pessoa ou um profissional exerce sobre um grupo para alcançar resultados. As características de liderança são empenho, motivação, integridade, autoconfiança, conhecimento do negócio, ética, responsabilidade social, honestidade e respeito a limitações e à diversidade.

02 – A liderança é um assunto comentado nos ambientes organizacionais, as vezes, de forma incorreta. À partir de nossas discussões nessa aula, você pensa que Todo Administrador é Líder? Justifique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com