TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Teoria e Pratica no Contexto Brasileiro Resenha Capitulo

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto

                                                                 

                                              Bianca Bianchin Goes – Código 766067

                                                        Dayane P. Malteze – Código 825968

                                               Laís Moraes – Código 763162                                            

                                                     Leonardo Pirani – Código 827836

                                                                     Vitor Gonçalves Pavanello – Código 827740

Capítulo 2: A evolução do pensamento em administração

Ribeirão Preto

Agosto/2019

Na década de 1990, diversas empresas apresentaram resultados positivos após adotar a estratégia de descentralização recomendada à Lucent Technologies, que tem como objetivo tornar as empresas mais flexíveis reorganizando suas divisões operativas.

Diversas teorias e propostas para solucionar problemas complexos de gestão são apresentadas nos livros, artigos ou consultorias e muitas dessas propostas sustentam-se nas teorias administrativas e organizacionais. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente e seus objetivos relacionam-se com a organização.

É objetivo das teorias administrativas e organizacionais compreender as organizações como um fenômeno social, ou seja, fenômenos observados em uma sociedade. Há dificuldade em separar a fronteira entre o que a organização é e o que deve ser, pois depende de diversas interpretações e do uso que se faz das teorias.

Por conta de diversos fatores, como a instabilidade e a complexibilidade do contexto onde a organização se insere, são cada vez mais aceitas visões alternativas a respeito das teorias em administração que privilegiam o papel dos modelos a serem seguidos.

As teorias administrativas e organizacionais podem ser classificadas de duas formas: as teorias complementares (que questionam parcialmente conceitos das teorias anteriores e desenvolvem conceitos mais complexos, aperfeiçoando os existentes) e as teorias incomensuráveis (desenvolvem corpos de conhecimento essencialmente diferentes e a opostos).

Organizar e administrar são práticas humanas seculares, pois é por meio da organização dos indivíduos em grupos e da adoção de práticas administrativas que os seres humanos superam os limites de uma ação isolada, em busca do melhor resultado. Devido a aplicação cotidiana, as práticas administrativas ganharam durabilidade e persistência, servindo como modelos a serem seguidos por novas gerações.

Para entender melhor as teorias, devemos entender onde elas começaram na revolução das empresas, onde eram feitas teorias para o melhoramento da produção, com o intuito de gerar cada vez mais ganho e menor desperdiço.

Uma teoria bastante praticada até nos dias de hoje, é a da divisão das tarefas nas fabricas para aumentar a produtividade, pois cada um iria se dedicar a sua etapa, buscando a melhoria da produção com efetividade, proporcionando menor tempo, e para os patrões baratas qualificações com um menor custo, pois eles poderiam contratar pessoas do campo com baixo conhecimento e ensinar apenas a etapa que a pessoa irá fazer, e não do produto todo.

Entretanto as condições nas fabricas eram bastante precárias, tanto para higiene, segurança, jornadas de trabalhos e os limites de cada individuo. Assim começam as revoluções fabris, por insatisfações, surgindo os primeiros sindicatos, com o proposito da busca pelos direitos dos trabalhadores.

Também surgiram as primeiras leis de proteção social, que perceberam as necessidades das pessoas para se sentirem realizadas, elas precisavam estar em grupos buscando acordos que levam ambos para a prosperidade da organização, ou seja, o comum acordo entre as partes empregador e empregado.

Os empresários foram percebendo que eles tinham necessidade em tecnologias e crescimento conforme suas demandas, onde eles faziam seus trabalhadores se especializar cada vez mais em sua função, e sempre os motivando com salários de acordo com sua produção.

O Enfoque comportamental é um conjunto de teorias que buscam analisar o comportamento humano nas organizações. Com isso é possível identificar várias escolas e correntes de pensamentos assim como pesquisas empíricas desenvolvidas no decorrer do tempo e abrangendo a escola de relações humanas nos anos 30.

O enfoque comportamental nasce a partir de dados de pesquisas, que buscam formas de aumentar a produtividade e depararam- se com a influência do fator humano nesse processo, no entanto a relação entre satisfação dos empregados e o aumento de produtividade não era tão óbvia assim, dependendo do tipo de trabalho e das condições sob as quais ele era desenvolvido.

As primeiras aplicações da abordagem comportamental baseavam-se em pressupostos ainda simplistas sobre o indivíduo, visto apenas por um ser orientado por necessidades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com