TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração teoria e prática no contexto brasileiro Capitulo

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 6

1- Defina organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

2 - Em que consiste o processo de organização?

3 - O que é a amplitude de controle e que fatores infuelciam sua extensão?

4 - Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quias suas vantagens e desvantagens?

5 - Constraste centralização e formalização. Como esses elementos enfuenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

6 - Qual é a diferença ente autoridade e poder? Quasi são os tipos de poder que você conhece? quias são suas manifestaç~es na estrutura organizacional?

7 - Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais são as principais diferenças e semelhanças ente ela?

8 - De que forma a estrutura matricial combina a estrutura funcional e divisional? Alguns autores afirmam que esse tipo de estrutura causa mais problemas do que soluções. Você concorda com essa afirmação?

9 - O que é uma organização em rede? Faz sentido essse tipo de estrutura? Como seria seu organograma?

10 - Quais são as principasi diferenças entre o modelo orgãnico e o modelo mecanicista?

11 - Por que a estrategia condicional a estrutura? Não seria o contrario? Explique

12 - Como o ambiente externo e a tecnoligia influenciam as decisões sobre a estrutura?

1 - Organização pode ser definida como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões.

A estrutura organizacional especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros, e também é importânte pois tenta minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejaveis da divisão so trabalho.

Um organogramna mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam.

2 - Consistem em definir o grau desejavel de especialização do trabalho, a cadeia de comando, a amplitude de controle ideal, os criterios de departamentalização, o grau desejavel de dentralização do processo de tomada de decisão e o grau desejavel de formalização das funções e tarefas organizacionasi.

3 - É a distribuição de autoridade e responsabilidade e me o número de pessoas subordinadas a um administrador. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de controle é grande. Ao contrário, quando o administrador tem poucos subordinados, sua amplitude de controle é peuqena.

A amplitude de controle depende da complexidade do trabalho, da competência, experi~encia e motivação dos gestores e dos subordinados e sofisticação dos sistemas de informação e comunicação.

4 - Departamentalização funcional - tem a vantagem de assegurar economias de escala e o uso mais eficiente de recursos, bem como alocar os recursos humanos em unidade organizacional de acorso com suas habilidades.

Departamentalização por produto - tem a vantagem de possibilitar e a melhoria contínua dos produtos e seus processos de produção, cem como facilitar uma aproximação com o cliente.

Departamentalização por cliente - tem a vantagem de possiblitar a avaliação de desempenho por tipo de cliente. E a desvatagem de poder gerar redundãncia de funções e, consequentimente, maior ineficiência.

Departamentalização geográfico - tem a vantagem de possibilitar a avaliação de desempenho para cada área geográfica. E a desvantagem de poder gerar ineficiência em virtude da natural redundãncia de funções em cada departamento geográfico.

Departamentalização por processo.

5 - A centralização significa que a autoridade, para tomar decisões, está centrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando. O grau de formalização é definida pelas normas e pelos procedimentos utilizados pela organização para lidar com as continguências ambientais.

O grau de centralização é influenciados pelo tamanho da organização e pelo ambiente, tanto interno como extreno. E o grau de formalização pelas tecnologias, tradições e processos decisórios.

6 - Autoridade é uma forma de poder e um conceiro estreitamente relacionado com a estrutura organizacional e o poder é a capacidade de exercer influencia sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento.

Poder coercitivo, deriva da percepção do recpetor sobre a capacidade do detentor de poder punir ou recompensar sanções. Poder de recompensa, variante positiva do poder coercitivo, já que resulta da capacidade de recompensar os outros, influenciando o comportamento dester pelo controle de sistema de retribuição. Poder legítimo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com