TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração cargos e salarios

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.965 Palavras (20 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

        

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas

Prof Pedro Carlos de Carvalho

Tutor Presencial: Onofre Barreto Maia Neto

Angélica Cândida Silva – RA: 419481

Deliana Ferreira Morais Lima – RA: 7983723229

Marielle Rodrigues da Silva – RA: 8136748028

Priscila dos Santos Souza – RA: 424255

Sueli de Fátima dos Reis RA: 8111714674

Itumbiara/GO

2014

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Acadêmicos

Angélica Cândida Silva – RA: 419481

Deliana Ferreira Morais Lima – RA: 7983723229

Marielle Rodrigues da Silva – RA: 8136748028

Priscila dos Santos Souza – RA: 424255

Sueli de Fátima dos Reis RA: 8111714674

Título: Programa de Cargos e Salários

Apresentação da atividade presencial supervisionada sob a orientação do Prof. Onofre Xavier Barreto Maia Neto apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para a avaliação da Disciplina de Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Itumbiara/GO

2014

Sumário

Introdução        

Etapa 1        

Etapa 2        

Etapa 3        

Etapa 4        

Conclusão        

Introdução

O aumento da concorrência e a inexistência de fidelidade entre funcionários e chefes, fez com que fosse percebida a necessidade de buscar alternativas que estimulassem os colaboradores a trabalharem na empresa, motivando-os e os levando a atingir a satisfação de estar atuando ali e consequentemente com o desempenho satisfatório levando a organização a atingir suas metas produtivas.

Com isso foram trabalhadas novas formas de estímulo ao trabalho. Flexibilidade aos processos de produção alinhando remuneração às atividades e ao desempenho.

Na busca da atração, retenção e motivação de talentos para a organização, as empresas começam cada vez mais trabalharem dando importância a valorização do funcionário com estímulos diversos dentre eles a distribuição dos salários e benefícios de forma justa e igualitária.

Na implantação do novo modelo de política salarial foi atribuída importância maior as competências exigidas em cada cargo para corresponder a uma devida remuneração.

Os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de autorrealização, em sequência cronológica (CHIAVENATO, 2009). 

Todo o setor de administração de cargos, salários e benefícios tem como maior incumbência trabalhar um modelo de gestão salarial onde a remuneração seja alcançada por mérito de cada colaborador mediante ao seu cargo correspondente.

A administração de cargos e salários deve considerar a distribuição hierárquica, na qual cada cargo terá uma remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função, sem deixar de lado os níveis praticados pelas demais empresas do ramo no mercado.

A organização em busca da excelência deve, a cada dia, criar condições para que seus funcionários obtenham a realização profissional e pessoal dentro da instituição em que atuam. Considerando que o relacionamento entre a organização e seus funcionários é fundamental para assegurar o comprometimento e a motivação profissional torna-se necessário que a instituição incentive seus funcionários a buscar melhores remunerações, diretas e indiretas, através de capacitação, desenvolvimento e participação. Reconhecer e premiar a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. As empresas precisam ter uma visão mais abrangente, para planejar formas adequadas de beneficiar melhor os atuais e novos funcionários, para tornar a organização cada vez mais competitiva.

“Para que se torne eficaz a administração de salário é necessária que ela ande junto com a administração de cargos, pois é na administração de cargos que será descritos as funções, valorizando conhecimentos e a competência de cada pessoa para cada cargo”. (Zimpeck-1992,p.40).



Etapa 1 

Afinal Salário é Fator Motivador?

A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas.

De acordo com o gestor em RH, Washington Sorio, as pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de autorrealização.
Por este motivo, Sorio explica que o dinheiro não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, aí sim, se motivem. O salário não é fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência. A análise psíquica mostra que o dinheiro conseguido com o trabalho faz com que as pessoas tenham condições de atender suas necessidades e, diante disso, se motivem. Por outro lado, quando as pessoas trabalham muito e recebem pouco, elas se sentem desmotivadas, insatisfeitas. Desta forma, o salário pode ser visto como ponto de motivação. A análise mostra que o salário é fator de motivação quando o ponto principal a ser analisado é sua carreira. Agora, para necessidades como uma boa moradia e sonhos de consumo, ele se torna apenas o meio pelo qual você se motivará para se sentir satisfeito!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (396.7 Kb)   docx (587.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com