TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Empresas Comportamento Organizacional

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Administração de Empresas

Comportamento Organizacional

Nome: Elisangela Dornelles Mendonça

RA: 1709903640

Restaurante Smak

Michele Martins Rodrigues

São Borja, 1º de Abril de 2015.

INTRODUCÃO

O assunto restaurante é um ramo de atividade que tem em todo lugar do mundo, pois as dificuldades que se enfrenta são de grande porte, mas não pode ser um empreendedor negativo, tem que arriscar pensando positivo e empreender fazendo um diferencial em seu ramo de trabalho, com estrutura de ótima qualidade, mas em primeiro lugar ser bem localizado e ter um bom marketing de mercado e slogan que chame atenção dos clientes, com tudo isso, ainda se enfrenta a enorme concorrência de outros restaurantes que estão no mercado mais tempos.

As causas de insucesso são algo que geralmente vem do medo de arriscar e que acabe não sendo eficaz, mas tem outros itens que prejudicam ao abrir uma empresa que serão falados mais pra frente nesse trabalho.

Antes de adquirir uma organização e ser de ótima qualidade, sempre é bom fazer um plano de negócio para começar bem e com o “pé direito”. Sempre pensamento positivo vai ser o primeiro passo a ser dado para se tornar uma grande empresa futuramente e apontar os pontos fracos e fortes nunca esquecendo de destacar as oportunidades e ameaças.

Terminando o trabalho contendo um diagnóstico do restaurante Smak com eficaz de seus problemas identificados e as soluções sugeridas.

PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO

O insucesso nas pequenas e medias empresas ocorrem o problema de vim o insucesso por motivos de não saber como atender as necessidades dos clientes, preço acessível com o que for consumido no local, a má administração também é uma das principais causas das empresas não darem certo e a localização tem que ser de boa imagem para os clientes, falta de conhecimento em relação ao restaurante.

Na visão de Hisrich. (2009), o insucesso empresarial se dá quando há uma queda na receita e/ou um acréscimo nas despesas de grandes proporções, tornando a empresa insolvente e delimitando a possibilidade de atrair financiamentos de dívidas ou patrimônio líquido.

Segundo o Sebrae, a taxa de INSUCESSO das micro e pequenas empresas brasileiras é de 80% antes de completarem o primeiro ano de funcionamento. Já nas empresas que passam por incubadoras este índice cai para 20%. Mas quais são os principais fatores que levam à falência?

- Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos.

- Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado.

- Investimento não planejado, ou seja investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.

- Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.

- Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro.

- Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.

- Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc.

PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócio da empresa Smak tem seu objetivo de aumentar seu lucro, porém não tem uma boa financeira para obter seu benefício de ser um dos melhores restaurante. Para desenvolver com grande sucesso terá que arriscar fazendo um empréstimo ao banco, fazendo assim obtendo contratações de novos colaboradores na função do caixa, setor financeiro, equipe de limpeza no mínimo duas pessoas, na parte da cozinha e um funcionário que fique responsável somente para fazer os pagamentos do restaurante.

Existe também o chamado economia pessoal, famílias e amigos que é o tipo de financiamento mais comum e geralmente conseguido devido fatores pessoal e do ambiente que cerca o empreendedor. Nesse caso, vale mais a amizade e a confiança que outras pessoas tem no empreendedor do que um plano de negócio.

A ideia de irena é uma ótima oportunidade de negócio pois o público alvo é de grande quantidade pelo devido movimento de vários turistas, no restaurante Smak você encontrara alimentos diferenciados dos seus concorrentes e essa característica se torna um grande impacto positivo em seu crescimento.

O Plano de Negócios constitui-se num roteiro operacional, financeiro e estratégico a ser seguido pela equipe que pretende instalar e gerenciar o restaurante, estabelecendo os vários passos que devem ser dados para que a concepção do empreendimento da Smak se transforme, em um período de tempo pré-determinado, em um empreendimento de êxito, em conformidade com o que foi planejado.

A pequena empresa deve necessariamente todas as alternativas possíveis para manter seu capital de giro e o fluxo de caixa positivo. Uma boa negociação com fornecedores parcelando a matéria prima. No caso de financiamentos existem dois tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com