TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materias

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A administração de recursos materiais é de fundamental importância nas organizações, pois através dela é determinado o que, quando , como e quanto comprar ao menor custo, desde a aquisição junto ao fornecedor até a disponibilidade do produto ao consumidor final. Obtendo assim diretrizes para o planejamento, manutenção e controle dos recursos da empresa.

Sendo um dos principais subsistemas da empresa, é composto por algumas atividades como compras, armazenamento, controle e distribuição, e tem a finalidade de assegurar o continuo abastecimento dos materiais necessários para atender a demanda de produção.

Os recursos materiais a serem administrados são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final, podem ser classificados como: matéria-prima, materiais auxiliares, produtos em processo ou produtos acabados.

Assim temos que a administração de materiais é um sistema que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção do material de uma organização, tendo como objetivo principal atingir o equilíbrio entre estoque e consumo, evitando perdas e custos desnecessários, que afetam a lucratividade da empresa, a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente.

DESENVOLVIMENTO

Administração de Recursos Materiais

A administração de materiais é feita visando colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, para utilização em todo processo produtivo. A gestão de materiais engloba além do controle de estoques, as atividades de compra, almoxarifado, movimentação e distribuição de materiais. Uma das funções básicas do administrador de materiais é otimizar o uso dos recursos envolvidos na área de logística da empresa, com objetivo de alcançar economia e eficiência.

Recursos materiais são os meios físicos que são utilizados pela organização na produção de seu produto final, podendo ser um produto material ou serviços, sendo assim a administração de materiais é um conjunto de atividades conduzidas em uma organização, visando a maximizar a utilização dos recursos da empresa, isso significa de um modo geral evitar desperdícios.

Dentre as atividades que se destacam e merecem atenção temos:

Compras- Podem ser feitas no mercado interno ou importadas, esse processo envolve fornecedores, contratos, licitações, tomada de preços, pedido de compras, prazos e condições de pagamento, transporte e controle no recebimento de mercadorias. No caso de importações, os compradores deverão conhecer as leis e guias de importação, assim como os processos que envolvem o governo federal mediador das importações. Devem ser escolhidos os fornecedores que melhor se adaptam as necessidades da empresa.

Transporte- Do fornecedor ao espaço físico de estocagem que pode ser interna ou por terceiros. Interna envolve o processo de gerenciamento e distribuição de cargas. Se externa envolve a contratação de transportadoras (rodoviárias, ferroviárias, aeras ou marítimas).

Armazenagem e conservação- Do recebimento de mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação de estoque, armazenagem no local físico (localização) designado para os itens e contabilização dos itens. Deve se adequar o armazenamento de acordo com a demanda, pois armazenamento em excesso pode trazer prejuízos à organização.

Manipulação e controle de estoques- Envolvem os processos de requisição e devolução de itens, seja para fabricação, cosumo ou revenda. O controle de estoque é adotado pelas empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de matérias- primas, mercadorias produzidas e ou vendidas, isso permite otimizar o investimento com estoque, fazer estimativas de vendas, estimativas para pedidos dos fornecedores, estimativas de produção e verificar quais produtos mais vendem e quais menos vendem.

Distribuição- Ao fim de todos os processos de acordo com as ordens de compras recebidas é feito a distribuição dos produtos aos clientes na quantidade e no momento oportuno.

Assim dentro de um processo de produção a administração de materiais precisa coordenar e controlar:

A quantidade- mantendo uma quantidade mínima para suprir a demanda

O tempo- O material deve estar disponível sempre que for necessário

A localização- O material deve estar no local certo, no tempo certo, e na quantidade certa. Por isso a localização deve ser próxima do local de seu uso.

Classificação dos Materiais

A classificação se faz necessária para aperfeiçoamento do controle de estoques através da identificação, codificação e catalogação de todos os itens da empresa. Um sistema de classificação deve ter alguns atributos para ser eficiente tais como:

Abrangência- Abordando aspectos físicos, financeiros e contábeis.

Praticidade- Deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos.

Flexibilidade- É aquela que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.

A classificação de materiais também deve ter alguns princípios como:

Catalogação- arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto.

Simplificação- Caso exista dois itens de material que sejam empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado, opta-se pela inclusão no catalago de matérias apenas um deles.

Especificação- Minuciosa do material, possibilitando sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado.

Normalização- Estabelecimento de norma técnicas para os itens de materiais entre si, ou para seu emprego com segurança.

Padronização- Uniformização do emprego ou do tipo de material facilita o dialogo com o mercado, facilita o controle, permite a intercambio de sobressalentes ou demais matérias de consumo.

Codificação- Atribuição de uma série de números ou letras a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com