TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Mercadologica

Por:   •  19/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

Storyteling x Storydoing

O storytelling é a técnica utilizada para narrar, criar, modificar e potencializar histórias aplicando características particulares e inteligentes com o objetivo de transmitir uma mensagem de forma memorável e totalmente conectiva com o interlocutor. O mesmo sempre esteve presente em nossas vidas, seja em uma roda de conversa com os amigos em um barzinho ao discurso de formatura, já que toda comunicação envolve contar histórias. Dessa forma o termo storytelling foi designado para algo que sempre fizemos, porém atualmente está conceitualizado e indiscutivelmente aplicado de forma engenhosa  para obter resultados positivos nos negócios e na carreira pessoal, da mesma maneira está inserido na maioria dos produtos e marcas que consumimos.

O ser humano é considerado um animal curioso que gosta de saber mais sobre determinadas historias e assuntos. Baseado nesse interesse do ser humano de sempre querer saber mais, as organizações entenderam e observaram essa necessidade populacional em consumir algo que tenha um valor e historia por trás, seja por entretenimento ou por consumo consciente e estão colocando em prática tanto na comunicação interna empresarial como na comunicação externa.

Visto a conceitualização do termo storyteling e trazendo para o mundo organizacional as empresas contam histórias o tempo todo para vender o seu produto ou serviço de uma forma que o público alvo se identifique e sinta interesse no consuma dos produtos. Não basta somente contar uma historia sem fundamentos, ou que não seja verdade achando que vai obter resultados positivos, pois não vai. O público precisa sentir a verdade, se identificar com a história, enxergar os benefícios do produto e a necessidade de ter o mesmo. Dessa forma o storytelling para ser bem sucedido necessita de três ações, sendo elas: o inicio, meio e fim.

A primeira ação - inicio é preciso criar toda uma situação que tenha um ambiente, personagem e cenário, levando-o para o mais próximo da realidade do público alvo.

A segunda ação - meio é amplificar toda historia mostrada na primeira ação e desenvolver uma problemática para que o cliente se assemelhe a circunstancia apresentada.

Chegando então a terceira ação – fim que é a ação “heroína” onde o produto é apresentado juntamente com seus benefícios e toda a situação criada nas ações anteriores e solucionada mostrando para o público a funcionabilidade e otimização do produto.

O storyttelling não só é utilizado para gerar vendas através de propagandas publicitárias de um determinado produto, uma das suas principais dimensões é aumentar o engajamento e alcançar novos públicos contando historias reais da organização. Como ela surgiu, como foi fundada, como um sonho se tornou realidade, como é realizada a produção, no geral contar historias que fascine emocionalmente o publico, pois ótimas e memoráveis historias geram engajamentos, confiança, inspiram e conectam pessoas.

Em síntese, o storytelling é extremamente importante para as organizações quando usada com bastante sabedoria e responsabilidade, pois o bom uso do mesmo trás grande vantagem competitiva diante seus concorrentes deixando a corporação e seus produtos memoráveis no gigantesco mercado, além de facilitar o entendimento do publico sobre os produtos e despertar a necessidade e desejo de consumir.

Já o storydoing é o storytelling entrando em ação, não só construindo historias mas vivendo-as na pratica, ou seja o storydoing consiste em mostrar o que é contado nas historias, desenvolvendo assim uma conexão com o publico e apresentando a cultura e valores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com