TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Pessoas

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade da Disciplina de Gestão de Pessoas

1. Qual a relação há entre o texto e o que você já viu sobre Liderança?

A liderança interfere no comportamento humano dentro das organizações, sendo assim, o líder tem um papel preponderante na gestão de pessoas.  Levando em consideração que não há uma fórmula pronta para liderar, é necessário que o líder compreenda o liderado, o seu momento, a sua condição física e emocional para o fomento das atividades na empresa.

A liderança correta é aquela que dar certo, é algo situacional. O comportamento do líder depende da situação, do conhecimento, da habilidade, das atitudes para alcançar positivamente as pessoas dentro da empresa, uma vez que, fatores como a ameaça do desemprego, pressão por resultados ou a insatisfação da equipe geram desconfortos que influenciam negativamente nos resultados esperados. Entendemos assim, que, a maior habilidade a ser desenvolvida é a habilidade humana. Liderar pessoas é um grande desafio.

2.Exemplifique o que você leu no texto trazendo uma experiência, ou situações, envolvendo Liderança.

Exemplo 1.

Liderança gestor-chefe (enfatiza fatores motivacionais extrínsecos) desestruturada, sem habilidade, recompensas financeiras.

Vou relatar um fato que presenciei em um estabelecimento de um casal de amigos.

A minha amiga por nome Karine veio a mim reclamando de um funcionário, dizendo que o mesmo não está trabalhando mais como antes, inclusive que o mesmo era um excelente funcionário, mas de um tempo pra cá está muito relaxado brincando muito e que iria demiti-lo.

 Então eu passei a tecer minha opinião sobre o assunto e orientá-la em relação às despesas que se tem com a demissão de um funcionário.  Em seguida relembrei das relações entre funcionários anteriores (no total de seis) que foram demitidos pelo mesmo motivo, comprovei assim que o problema está nos patrões (ela e o esposo).

Eles tratam o funcionário com rispidez e em muitas vezes com “brincadeiras” e chingamentos, coisas do tipo “filho de uma gostosa”, eu quero tua mãe, etc...

Dessa maneira fica difícil manter uma relação séria e cortês entre ambos. Resultado disso, ela baixou a cabeça e reconheceu os erros comprometendo-seque faria o máximo para mudar suas atitudes.

Eu terminei dizendo: È quase impossível que aqueles seis funcionários não prestassem e tivessem os mesmos defeitos.

 

Exemplo 2.

Liderança gestor-líder (enfatiza fatores motivacionais intrínsecos) aprendizagem, relacionamentos, participação ativa.

Com base nos estudos e com minha experiência vivida, observei que tenho uma chefe-líder. 

Há uns meses atrás passamos por uma situação financeira delicada na empresa (falta de pagamento salarial).

Por conta disso resolvi pedir demissão. Ao comunicar à minha líder sobre a minha decisão a mesma prontamente me chamou para conversar e me mostrou vários pontos fortes para que eu continuasse fazendo parte da equipe.

Dessa forma, ela conseguiu motivar-me, mostrando o quanto eu era importante para ela e conseguiu dia após dia que eu permanecesse na empresa. Esta profissional fez-me sentir importante num momento em que ela também passava pela mesma situação que eu na empresa (atraso de salário).Ela se preocupou com toda a equipe tendo a sensibilidade de perceber quando algo não estava bem. Chamava a equipe para conversar, dar conselhos e geralmente liberava alguém para voltar para casa compreendendo que naquele dia a pessoa não tinha condição de produzir nada, nenhuma tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com