TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos II

Por:   •  6/4/2015  •  Seminário  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AULA 03:

01. Faça um texto (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas), conceituando Treinamento, e sua importância para organização. No texto, deixe clara a diferença entre Desenvolvimento e Treinamento de Pessoas.

R. Treinamento e Desenvolvimento são termos presentes no cotidiano das mais variadas organizações, existem definições distintas que vão desde diferenciá-los por considerarem treinamento voltado mais para a área técnica e desenvolvimento para a área comportamental. Também são habitualmente definidos a partir da visão de que treinamento é quando se trabalha a manutenção sobre o conhecimento anteriormente adquirido e desenvolvimento refere-se ao conhecimento que o indivíduo ainda não possui.

As empresas mais atuantes e modernas no mercado já concluíram que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos. É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Está mais focalizado no crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não apenas o cargo atual.

O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.

02. Quais são as etapas de um Treinamento? Liste e explique-as;

R. 1ª - Levantamento das necessidades de treinamento: é a fase de identificação das necessidades de treinamento na empresa esse levantamento é feito pelo RH junto com o gerente.

2ª - Planejamento do treinamento: É para estabelecer os objetivos do treinamento os recursos, o público-alvo e o espaço o treinamento deve contemplar as necessidades de toda organização.

3ª - Execução ou organização do treinamento: É a atividade que reuni os recursos humanos, materiais, financeira e estrutural para realização do treinamento, geralmente é providenciado pelo analista de desenvolvimento.

4ª - Avaliação do treinamento: todo trabalho deve ser avaliado para identificar a apreciação do treinamento, deve ser avaliado se os objetivos dos treinamento foi alcançado.

03. Na aula 03, há um modelo de plano de treinamento para cargo de Gerencia de uma empresa qualquer. Você deverá exercitar a confecção de um plano de treinamento, seguindo aquele exemplo, porém, adaptando-o para realidade do cargo a qual idealizar. Fique a vontade para criar o cargo e a empresa, ok. Peço apenas que não utilize nomes verídicos de empresas, crie um nome;

R.

PLANO DE TREINAMENTO

EMPRESA: Vendedor

REFERENCIA: Atendimento ao cliente e pós venda

OBJETIVO: Satisfação do cliente com a compra, e garantias do pós venda.

PUBLICO ALVO: Colaboradores do setor de vendas.

TOTAL DE PARTICIPANTES: 10 colaboradores

O PROBLEMA: Mau atendimento a clientes falta orientação quanto às garantias dos produtos e assistência técnica.

JUSTIFICATIVA: Aumentar as vendas em 70%, e diminuir as reclamações no pós venda em 100%.

FACILITADORES: Gerente.

CARGA HORARIA: 32 horas

DATA E REALIZAÇÃO : O treinamento será realizado aos sábados de manha, durante os meses de fevereiro e março, com a duração de 4 horas por sábado.

LOCAL: Sala de treinamento da Empresa.

RECURSOS INSTRUMENTAIS: Data-show, apostilas.

RECURSOS MATERIAIS: Filmes para o Data-Show, E papel para as apostilas.

RECURSO HUMANO: Um palestrante especialista em atendimento ao cliente.

Obs. Os itens que estão no plano de treinamento como modelo, podem sofrer alterações. Faça um com as características que o cargo e a organização necessitar. Mas SIGA O MODELO QUE ESTÁ NA AULA.

ATIVIDADE AULA 04:

01. Conceitue Salário e Remuneração caracterizando suas particularidades;

R. Salário é o valor recebido pela prestação de um serviço, é calculado pelo valor hora ou pelo valor mensal que é fixo e não varia em relação ao numero de horas trabalhadas. Já remuneração é todo somatório pago ao funcionário, salário vantagens e benefícios.

02. Caracterize quanto ao composto salarial, exemplificando e caracterizando fatores internos e fatores externos.

Fatores externos são.

Valor do Trabalho - Consiste em determinar internamente, através de uma pesquisa salarial e de Avaliação do grau de importância relativa para a organização.

Valor Relativo do funcionário - É determinado por ferramentas que meçam o desempenho do funcionário, seu poder de entrega, de seus resultados e de sua força de trabalho, habilidades e competências. Nada mais justo do que recompensar os funcionários que mais se destacam.

Porte Financeiro da Empresa - As condições econômicas da empresa podem também afetar significativamente os salários, assim a capacidade de pagar de uma empresa.

Os fatores internos são.

Mercado de Trabalho - Reflete as forças de oferta e demanda de mão-de-obra qualificada ou não na área de atuação da empresa em sua região.

Custo de Vida - É o reajuste periódico para que os salários mantenham seu poder de compra frente a inflação medida.

Negociação Sindical - É ação dos sindicatos para obter ganhos ,bem como outras melhorias das condições de trabalho. É fácil observar que em regiões ou categorias profissionais onde a atuação sindical é mais forte os níveis salariais são mais altos.

Legislação - São as garantias legais do Salário Mínimo, da Irredutibilidade do salário, das garantias mínimas de condições de trabalho, benefícios, etc.

02. Caracterize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com