TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de cargos e salarios

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

1 – Administração Científica é um modelo de administração criado pelo F. Taylor, cujo o objetivo era consolidar a empresa e o empregado, uma vez que o trabalhador pudesse produzir mais e em menos tempo, sem que houvesse um aumento nos custos da organização. Taylor defendia a ideia de que houvesse uma divisão no trabalho, onde os operários fossem escolhidos de acordo com suas habilidades. Alegava também, que o salário do trabalhador deveria ser de acordo com sua produção atingida, pois teriam um incentivo e motivação maior para exercer suas atividades.

2 -  A pirâmide de Maslow é dividida em cinco níveis:

- Fisiológicas: Necessidades básicas do ser humano (beber agua/comer)

- Segurança: Necessidade de viver em um ambiente seguro tanto no trabalho, quanto em casa.

-Social:  Necessidade de se relacionar com outras pessoas, fazer uma rede de amigos, conviver em grupos, conviver em família e no ambiente profissional.

- Autoestima: ter confiança em si próprio, estabelecer metas e objetivos. Sentir-se bem.

- Auto realização: Conquistas alcançadas, aceitação de fatos, sonhos realizados, entre outros.

3 – O salário é uma recompensa justa da empresa para com seu funcionário. Já o Plano de carreira, é uma oportunidade que a empresa integra para seus colaboradores, ocasionando motivação aos empregados.

4 – Para um ambiente motivador (+) pessoas integradas e produtivas, é preciso planos apropriados de RH. Deve-se ter um plano básico de cargos e salários, para que consequentemente, possa haver investimentos em planos de carreiras, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e até mesmo um planejamento de RH. 

5 – Equilíbrio interno: Os colaboradores comparam seus salários e cargos entre si, gerando muitas vezes inconformidade, consequência da desigualdade entre salários e pessoas. Isso ocorre, quando as responsabilidades, produtividade e conhecimento não estão totalmente evidentes.

Equilíbrio externo: Adequação salarial da empresa em relação ao mercado de trabalho. Os funcionários fazem comparações de seus salários, em relação a outras empresas de ramo semelhantes. Por isso, é importante que a organização adote um equilíbrio, pois a empresa corre o risco de perder seus principais talentos para as demais empresas.

6 -  Planejamento e divulgação do plano, análise dos cargos, avaliação dos cargos, pesquisas salariais, estrutura salarial, política salarial, política de remuneração, carreiras profissionais e participação nos lucros ou resultados.

7 – A inclusão de um plano de cargos e salários é um projeto que deve ser estabelecido os objetivos que se pretende alcançar, como: buscar equilíbrio externo e interno; servir de ferramenta para oportunidades de trabalho e de desenvolvimento na empresa; tornar a política de salários clara, servir para implantar um plano de carreira, auxilia no recrutamento e seleção e serve de motivação para que os empregados busquem se qualificarem e se especializarem.

8 – Para discutir sobre o programa de Implantação de Cargos e Salários com as gerencias, deve ocorrer reuniões, para expor de forma clara e detalhada, os principais objetivo do projeto, com a finalidade de divulgar e apanhar sugestões. As gerencias devem se convencer em contribuir, para que o projeto se torne adequado, de acordo com a realidade que a empresa se encontra.

9 – Para que o projeto tenha eficácia, após se coletar as sugestões e opiniões das gerencias, o projeto deve ser aprovado pela a alta direção para que se tenha total êxito do programa.

10 – A divulgação do projeto não pode ser esquecida, é de extrema importância esclarecer o projeto adotado, através de palestras, panfletos, gerências, intranet, ou entre outros, para evitar ansiedade e insegurança por parte dos colaboradores da empresa.

11 –

TAREFA: atividade exercida por um determinado indivíduo;

FUNÇÃO: conjunto de tarefas destinadas a cada indivíduo;

CARGO: conjunto de funções semelhantes, quanto ao caráter das tarefas efetuadas e as especificações dos ocupantes do cargo.

ANÁLISE DE CARGO: descrição das tarefas de forma organizada;

ESPCIFICAÇÃO DE CARGO: descrição dos requisitos, responsabilidades e incômodos determinado aos ocupantes do cargo.

GRUPO OCUPACIONAL: conjunto de cargos semelhantes, quanto ao caráter do trabalho.

   

12 – O Gerencial, onde o caráter do trabalho é de direção; Profissionais de Nível Superior, análise e criação; Técnicos de Nível Médio, execução técnica; Administrativo, cujo o nome já diz e Operacional: que é a execução operacional.

13 – As especificações do cargo são divididas em quatros áreas:

MENTAL: São os conhecimentos teóricos como, por exemplo, complexidade da tarefa.

RESPONSABILIDADE: é o peso de assumir responsabilidades, como, por exemplo, por erros.

FISICA: são os movimentos que o cargo exige como, por exemplo, esforço físico.

CONDIÇÕES DE TRABALHO: São os ambientes onde o trabalho é exercido, como, por exemplo, se há riscos ou não.

14 –  

- Coleta de dados: escolha da técnica ideal para se coletar os dados;

- Descrição e especificação de cargos: combinações das funções que se assemelham;

- especificação: após as coletas, deve especificar cada cargo.

15 – Servirá de subsídios as análises de cargos para avaliação de cargos, pesquisas salariais, classificações dos cargos em grupos ocupacionais, adaptação das pessoas em seus cargos, administração dos salários, avaliação do desempenho do ocupante do cargo,  reivindicações trabalhistas, treinamentos e desenvolvimento pessoal, recrutamento e seleção de pessoas, segurança do trabalho, pesquisas de hiatos e sobreposição de tarefas, formação de carreiras profissionais, definição de processos, introdução de programas de qualidade e planejamento de pessoal.

16 – Os métodos utilizados para a coletas de dados são:

- Observação do local: com uma prancheta ou caderno para anotar as atividades exercitas;

- questionários: geralmente padrão para cada grupo ocupacional;

- entrevista: com perguntas base e conversas com o entrevistado;

- método combinado: podendo observar, entrevistar e fazer questionários de acordo com a necessidade.

17 – O método de observação local é básico. Usado em cargos com tarefas envolvendo atividades manuais, simples e repetitivas, ou seja, podem ser feita por observações. É muito usado em cargos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com