TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração” e suas variáveis no decorrer da história.

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Administração” e suas variáveis no decorrer da história.

A administração deu se iniciou muitos anos de muitos de nós termos nascido, mais precisamente no ano 5.000 a. C, na Suméria, quando os antigos sumerianos buscavam melhorar o trabalho e de resolver seus problemas práticos, precisavam colocar em ordem o que cada um era ordenado de fazer com isso entrou a administração em suas vidas.

Com o passar do tempo vieram vários acontecimentos, pois a cada ano, década vai se mudando a forma de trabalhar, vai se aprimorando criando outras formas vai se evoluindo.

Com isso veio a revolução industrial, ele provocou o aparecimento da empresa e da modernidade.

Administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse acontecimento, trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, é a conhecida revolução industrial.

A Revolução Industrial dividiu-se em duas partes distintas: a primeira foi no ano de 1780 a 1860, que é a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda aconteceu durante o ano de 1860 a 1914, a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.

Com todas essas evoluções o mundo já era mais o mesmo, a modernidade administrativa surgindo consequências provocada pela revolução.

Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

Falando mais um pouco da administração, Taylor publicou um livro falando dos princípios e das organizações do trabalho que se tornou-se um Best Seler (É um livro considerado extremamente popular entre os leitores) no mundo inteiro.

Taylor fez propostas básicas que são as 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA:

Planejar - Propõe os objetivos da empresa, mostrando a forma de como vão ser alcançados. Parte de uma estiagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Comandar – Essa é a parte que os subordinados executem o que deve ser feito. Onde que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Organizar - É coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Controlar- Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com