TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadologica

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Administração mercadológica

  1. Os fatores psicológicos muitas vezes são negligenciados pelas empresas que não dispõem de profissionais capacitados para interpretá-los e conhecê-los mais profundamente. Na maioria das vezes aqueles que lidam mais diretamente com o consumidor, também não estão preparados e se prendem ao preço do produto, as escolhas de compra de uma pessoa são influenciadas por quatro importantes fatores Psicológicos. Explique que fatores são estes e a forma que eles influenciam na compra.

a) Motivação: um motivo é uma necessidade que está pressionando suficientemente para levar a pessoa a agir. Impulso. (ex.: a compra a ser feita pois você foi motivado por um bom desconto)

b) Percepção: é o processo pelo qual a pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações. (ex.: poderemos não comprar um computador numa loja porque achamos que o vendedor estava mentindo pois ele falava sem segurança)

c) Aprendizagem: envolve as mudanças no comportamento dos indivíduos decorrentes da experiência. (ex.: posso comprar um notebook da IBM pois tenho um IBM PC em casa e acho ele mais confiável)

d) Crenças e atitudes: através da ação e da aprendizagem as pessoas adquirem suas crenças e atitudes. (ex.: o que eu acho sobre esse tipo de computador pode influenciar a compra)

  1. As compras mais complexas e caras envolvem maior deliberação do comprador e maior número de participantes. Explique cada um dos 4 diferentes níveis de envolvimento do consumidor no comportamento de compra baseados no grau de envolvimento do comprador e nas diferenças entre as marcas.

Comportamento de compra complexo: quando os consumidores estão altamente envolvidos com a compra e conscientes entre as diferenças significativas entre as marcas.

O consumidor não conhece muito sobre o produto.

Ex.: computador

Comportamento de compra com dissonância reduzida: quando o consumidor está altamente envolvido com a compra e percebe algumas diferenças entre as marcas.

A diferença de preço ou uma forma de pagamento melhor pode ser decisiva.

Ex.: carpete

Comportamento de compra habitual: 

Quando os compradores compram sempre o produto em questão e de preço baixo.

Nesse caso não existe uma relação entre consumidor e produto.

Ex.: sal

Comportamento de compra que busca variedade: 

o consumidor escolhe entre as marcas.

Caso ele compre e não goste do produto, da próxima vez ele não o comprará novamente.

Existe diferença significativa também entre os produtos.

Ex.: bolos

  1. Os estágios do processo de decisão de compra estão atrelados ao modelo decisório, o mesmo e composto de cinco etapas relacionadas entre si. Explique cada uma dessas etapas e sua aplicabilidade.

Estudar os conceitos de cada um dos estágios abaixo para a prova.

[pic 1]

  1. A empresa Dell Computer está preocupada com a aquisição da divisão de desktops da IBM por parte da chinesa Lenovo. Caso você̂ fosse o principal executivo de marketing da Dell, quais as principais informações que você̂ levantaria sobre o mercado e sobre esse concorrente? Que decisões poderiam ser tomadas a partir dessas informações?

Conceito utilizado com base nos conhecimentos do aluno.

  1. Descreva e explique os aspectos mais importantes que devem ser considerados, quando se quer começar a implementar um Sistema de Informações de Marketing.

O SIM é, de acordo com Sandhusen: “uma estrutura contínua e em interação de pessoas, equipamentos e procedimentos para juntar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas para o uso por tomadores de decisão de marketing para melhorar o planejamento, execução e o controle de marketing”.

Cada cliente tem um registro no banco de dados, tanto os atuais como os futuros.

Os cadastros dos clientes são bem mais completos. Incluem não apenas informações de contato com os clientes, como também algumas características específicas, como tipo de indústria, características psicográficas, demográficas, utilização do produto, compras passadas, resultados de campanhas etc. O objetivo é o de permitir abordar os clientes com comunicação dirigida e ofertas de produtos específicos, bem como qualquer outra alternativa de abordagem mercadológica.

  1. Qualquer empresa, seja ela grande, média, pequena ou micro, tem formas alternativas de ob- ter informações.

Dê um exemplo para cada uma das seguintes formas abaixo: dos no ponto-de-venda. Seu sucesso no Sul do país é muito grande. Agora, exporta seus programas para outros países. Como a Softer Plus po- deria obter informações sobre o mercado europeu e asiático? Como um Sistema de Informações de Marketing poderia ser útil em um caso como este?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (114.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com