TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadologica

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2

Passo 1

Plano de Marketing

O plano de marketing é de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. Ele é um documento escrito onde estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing, e pode ser utilizado tanto para um produto, um serviço quanto para linhas de produto. A partir de estratégias traçadas, ele indica quais os objetivos devem ser concretizados para que a empresa alcance a posição que deseja.

Um bom plano de marketing é imprescindível para a valorização da empresa, Ele não precisa necessariamente, ser um documento extenso, mas é essencial que o empreendedor registre quais ações deram certo ou não.

Também deve - se considerar as variáveis baseadas nos 4P’s do marketing.

Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4 P`s e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:

  •  Analise o ambiente de marketing

Avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua  empresa, colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades (análise SWOT).

  • Entenda quem são os seus clientes

Definir seu público alvo, e voltar seu marketing para ele prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão de taxa de crescimento e de participação.

  • Analise os seus concorrentes

Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais players de seu mercado.

  • Defina suas estratégias e ações

Cada elemento da estratégia deve ser elaborado para responder às seguintes perguntas: O que será feito? Quando será feito? Quem o fará? Quanto custará. Neste item também podemos incluir a delegação de tarefas e responsabilidades que os colaboradores devem assumir. Estabelecer o objetivo do plano, ou seja, avaliar de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais freqüência ou se a chave é buscar novos consumidores.

  •  Estabeleça um cronograma

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos.

     As pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para conseguirem se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importância de um Plano de Marketing e formular estratégias inteligentes e viáveis para atenderem determinados nichos de mercado, onde as grandes empresas não conseguem. Uma das maiores vantagens destas pequenas empresas é, em poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades e transformá-los em oportunidades de negócios. O plano de marketing torna-se uma ferramenta muito importante para atender tais requisitos e sendo sim, viável para uma empresa de qualquer porte, basta adequar para realidade de cada ambiente.

Passo 2

Plano de Marketing Cacau Sabor

Fatores Internos

A Cacau Sabor tem os mais diversos tipos de chocolates, desde os mais simples até o chocolate mais sofisticado; possui uma loja para venda no varejo dentro do local da produção, o eu faz o consumidor conseguir comprar pouco mas com valor acessível; Vendas no atacado por sites e  também por empresas  terceirizadas.

Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas

[pic 1]

[pic 2]

Definição do público – alvo

Tanto adultos como crianças de todas as idades.

Análise dos concorrentes

[pic 3]

Estratégias e Ação

Analisando os pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes foi decidido que a Cacau Sabor deve seguir as seguintes ações:

O que será feito?

Aumentar a quantidade de vendedores, fazer convenio com estacionamento próximo e fazer propagando em outdoor, melhorar o site e manter as promoções para atrair a clientela.

Quando será feito?

Será feita as mudanças dentro de 3 meses.  

Quem o fará?

O setor de RH irá fazer as novas contratações dos vendedores e efetuar o convenio com o estacionamento, contratar empresa especifica para fazer as propagandas nos outdoors.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com