TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminsitração de cargos e salarios

Por:   •  1/10/2015  •  Monografia  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS 1 º BIMESTRE

CAP. 1

Teoria de Maslow

Maslow via a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades ( Fisiologias, segurança, social , auto estima e auto realização) , ele acredita que quando se “cumpre” essas cinco necessidades o colaborador se sente motivado, e o salario é o pano de fundo para de cumprir essas necessidades (um ciclo motivacional) , o objetivo dessa teoria é fazer com que o colaborar se mantenha motivado, assim produzirá mais e conssequentimente a empresa faturará mais.

CAP. 2

Etapas para a implementação de Cargos e Salarios

  1. Planejamento e divulgação : Elaboração do plano, discussão do plano com as gerencias, aprovação do plano e a divulgação do plano para os colaboradores.
  2. Analise de Cargos: Coleta de dados, descrição de cargos, especificação do cargo, titulação do cargo, classificação dos cargos conforme os grupos ocupacionais e catalogo de cargos.
  3. Avaliação de Cargos: Escolher o cargo chave, formação do comitê de avaliação, escolha do método de avaliação avaliação dos cargos chaves e avaliação dos demais cargos
  4. Pesquisa salarial: Escolha dos cargos, escolha das empresas, elaboração do manual de coletas de dados, coleta de dados, tubulação dos dados, relato a empresa participante.
  5. Estrutura salarial: Calculo da curva básica, determinação do numero de graus, calculo da amplitude de graus, analise e sobreposição dos graus.
  6. Politica salarial:  Salario de admissão, promoção horizontal e vertical, reavaliação dos cargos, reajustes salarias, nível hierárquico das promoções.
  7. Politica de remuneração: Definição de adicionais salariais, definição de pacote de benefícios, composição da remuneração (salario+benefícios)
  8. Carreiras profissionais: Sucessão de cargo, divulgação das carreias, definição de planejamento de RH, programa de desempenho e programa de treinamento e desenvolvimento.
  9. PLR: Definição da estrutura do programa.

CAP. 3

O que os planos de cargos e salários agrega em RH ?

Avaliação dos cargos, pesquisa salarial, classificação dos cargos, enquadramento do pessoal, administração dos salários, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, planejamento de pessoal , dentre outros.

CAP. 4

Métodos de coletas de dados:

Observação local , entrevista e questionário.

Observação local: é quando o analista fica observando as funções executadas.

Questionario: é indicado para todos os grupos ocupacionais, geralmente são elaborados um questionário padrão, antes da distribuição dos questionario é necessário que devem ser esclarecidas quanto aos objetivos e o porque que os colaboradores terão que responder.

Vantagens: Método rápido para  a obtenção de informações.

Desvantagens: O preenchimento pode ser incorreto ou incompleto. Dificilmente serão conseguidas boas descrição de cargos e salários apenas com esse método.

Entrevista: É sem duvida o melhor método , a entrevista deve ser bem estruturada para se obter informações essências e esclarecer todas as duvidas, a entrevista sera estruturada da seguinte forma:

  1. Informaçoes gerais: Nessa etapa o analista deve coletar junto com o gerente sobre qual colaborador será entrevistado, informações gerais por ele executado, deve-se explicar ao colaborador o porque da entrevista e solicitar que ele prepare pensando nas tarefas e nas repsonsabilidades por ele executadas.
  2. Quebra gelo e finalidade da entrevista: Deve-se conquitas a confiança do colaborador , mostrar o objetivo da entrevista, e que suas respostas serão anotadas para que seje elaborada a descrição de cargos.
  3. Analise das tarefas do cargo: nessa etapa serão obtidosas terafas que ocupam o cargo, pede-se ao entrevistado que ele liste suas tarefas e como são realizadas.
  4. Analise e especificação de cargos: O entrevistado fornece ao entrevistador uma estimativa da especificação de cargos.
  5. Encerramento da entrevista: O entrevistador lembra ao entrevistado que com os dados adquiridos será feita a especificação e descrição do seu cargo

Vantagens: Esclarecimento de duvida, os dados são mais confiáveis , pode ser aplicado em todos os grupos ocupacionais.

Desvantagens: Mais gastos, e caso a entrevista seje mal elaborada pode surgir reações negativas e descredito dos colaboradores.

Combinação de Questionario e entrevista

O ocupante do cargo responde o questionário e o analista faz a entrevista por base das informações declaradas pelos funcionários, isso faz com que se diminua o tempo da entrevista, e melhore as informações coletadas.Com base em um questionário não preenchido que serve como roteiro, o analista entrevista o ocupante do cargo e preenche o questionario, assim facilita a estruturação da entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com